Depois de um ano se preparando, milhões de estudantes realizarão a prova do (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (28) em todo país, no segundo dia da aplicação da prova. O teste, que é a porta de acesso para as universidades federais, assusta muitos estudantes devido à importância e à quantidade de conteúdo abordado. Para chegar preparado para a prova, uma dica é fundamental: ter uma boa noite de sono e relaxar.

O professor Antônio Pereira, da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), explicou que não faz mal algum o aluno se preocupar em querer revisar algum conteúdo, desde que seja por pouco tempo e resumido. O ideal, segundo ele, é que os candidatos descansem.

“Nas vésperas do Enem, muitos alunos começam a querer se dedicar por mais tempo aos estudos. Esse não é o momento, esse momento já passou. O interessante para esses alunos é que eles descansem. Se ele preparou um resumo durante o ano dos conteúdos, ele pode rever suas anotações, mas ele precisa descansar, principalmente no sábado”, disse.

Antônio pontua que se o aluno ficar por muito tempo nos estudos às vésperas da prova, ele poderá ter dificuldades para fazer o Enem no domingo. “É preciso que ele descanse”, orientou.

Confira algumas dicas do que é preciso fazer às vésperas da prova:

1 – Planeje o trajeto para a prova: mesmo conhecendo o local onde você prestará o exame é importante que você pense por quais caminhos irá passar, como você vai se deslocar até o lugar e o mais importante: avalie rotas alternativas. 

2 – Deixe suas coisas prontas na noite anterior: pode parecer óbvio, mas com a pressão e o nervosismo do dia do exame muitas pessoas esquecem os materiais básicos como a caneta ou, até mesmo, o documento de identificação. A dica é deixar todos os itens necessários separados para quando for sair. 

3 – Se for estudar, revise o conteúdo que você já domina: como o professor explicou, nesse momento o importante é que o aluno mantenha o foco nas disciplinas e revise conteúdos que já sabe a matéria e tenha resumos.

4 – Faça programas que acalmem você: em momentos de grande pressão, como o Enem, é importante manter a mente limpa, por isso, os estudantes precisam fazer atividades prazerosas como ouvir música, assistir a filmes e praticar alguma atividade física.

5 – Tenha uma boa noite de sono: para ficar calmo e conseguir lembrar de todo o conteúdo que estudou, não há nada melhor do que uma boa noite de sono. O ideal é até ir mais cedo para a cama.

Data da prova 

O Enem é aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro dia de prova, as disciplinas abordadas foram de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação.

Já no segundo dia é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

Local da prova 

  • Acesse a Página do Participante no site do Inep; 
  • Faça o login pela sua conta no Gov.Br, com CPF e Senha; 
  • Na Página do Participante, você terá acesso a todas as suas informações e poderá consultar seu local de prova. 

Horário do Enem 2021  

No primeiro domingo, os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder às questões e fazer a redação. No segundo domingo, a duração é de 5 horas. Listamos os horários com base no horário de Mato Grosso do Sul. Fique ligado:

  • 11h: Abertura dos portões do (Horário de MS)
  • 12h: Fechamento dos portões do Enem 2021 (Horário de MS)
  • 12h às 12h30: Procedimentos de segurança na sala de prova (Horário de MS)
  • 12h30: Início das provas do Enem 2021 (Horário de MS)
  • 18h: Término das provas no primeiro domingo do Enem 2021 (Horário de MS)