A PMA (Polícia Militar Ambiental) de São Gabriel do Oeste autuou dona de chácara em R$ 10 mil por construção de área de degradando áreas protegidas de matas ciliares do Rio Verde.

Policiais ambientais realizavam fiscalização no Rio Verde e localizaram à margem do rio, em uma chácara no município de Rio Verde de Mato Grosso, a 2 km da cidade, uma construção ilegal em alvenaria dentro de área de mata ciliar do rio (área de preservação permanente – APP).

A proprietária da chácara de 42 anos, residente em Campo Grande, realizou a construção da casa, para rancho de lazer, a 20 metros do leito do rio, em local que deveriam ser preservados 30 metros. Houve ainda a retirada da vegetação na área protegida para colocação de gramínea. A PMA também encontrou marcas de queima de vegetação no local, tudo sem a devida autorização ambiental.

As atividades foram interditadas. Pela infração administrativa, a proprietária recebeu multa de R$ 5 mil. Ela também responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção. A autuada ainda foi notificada a apresentar junto ao órgão ambiental estadual um plano de recuperação da área degradada e alterada (PRADA).