Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dia Nacional da Alfabetização: MS ainda tem 5,6% dos moradores com mais de 15 anos analfabetos

Ainda há 160 mil pessoas sem alfabetização no Estado
Arquivo -
Dia Nacional da Alfabetização é lembrado neste domingo (14)
Foto Ilustrativa

No Dia Nacional da Alfabetização, ainda há caminhos a serem percorridos no país e em Mato Grosso do Sul, onde 5,6% dos moradores, cerca de 160 mil pessoas, são analfabetas. São pessoas de 15 anos ou mais que, pelos critérios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), não conseguem ler e escrever nem ao menos um bilhete simples. 

O último levantamento da (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), sobre educação, mostrou que em 2019 o analfabetismo caiu entre as pessoas com idades de 25 anos ou mais, 40 anos ou mais e 60 anos ou mais.

Em 2018, os moradores com mais de 25 anos eram 6,2% analfabetos e, em 2019, a taxa de analfabetismo nessa faixa etária caiu para 6,1%. O analfabetismo correspondia a 9,1% entre os moradores com 40 anos ou mais em 2018, mas, em 2019, a taxa foi para 8,8%. O mesmo para o público com mais de 60 anos, que caiu de 16,3% para 15,4%. Atualmente o analfabetismo é maior entre as mulheres de 60 anos ou mais, correspondendo a 16,8% da faixa etária.

De acordo com matéria divulgada pela Agência Brasil, uma pesquisa divulgada este ano pelo Unicef mostrou que o número de crianças e adolescentes sem acesso à educação no País saltou de 1,1 milhão, em 2019, para 5,1 milhões em 2020. Desses, 41% têm entre 6 e 10 anos, faixa etária em que ocorre a alfabetização. 

Pelo PNE (Plano Nacional de Educação), Lei 13.005/2014, que estabelece o que deve ser feito para melhorar a educação no país, desde o ensino infantil até a pós-graduação, o Brasil deve zerar a taxa de analfabetismo até 2024. No país, ainda segundo o IBGE, existem 11 milhões de pessoas analfabetas.

Ministério da Educação

No dia 30 de junho deste ano, o MEC lançou o Sistema Online de Recursos para a Alfabetização, apelidado de Sora. A plataforma foi desenvolvida para apoiar professores e trabalhadores da educação no planejamento e execução de atividades de ensino para alunos que estão aprendendo a ler e escrever.

O sistema traz estratégias de ensino ou como o conteúdo pode ser ensinado. Elenca também propostas de atividades a serem aplicadas em salas de aula, ferramentas que são utilizadas na consolidação da apreensão dos conteúdos.

A plataforma disponibiliza recursos adicionais diversos que auxiliam os professores. Podem ser acessadas, por exemplo, imagens que ajudam a fixar as letras do alfabeto. Será incluído também um módulo com sugestões de avaliações para verificar a aprendizagem do conteúdo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
marilia mendonça vai ganhar série

Marília Mendonça vai ganhar série na Prime Video; cantora faria 30 anos nesta terça

VÍDEO: Homem fica ferido após moto parar debaixo de carreta em Sidrolândia

Sem trégua: baixa umidade do ar predomina e mantém alerta de riscos em MS

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Prefeitura veta projeto de ar condicionado nos ônibus de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Bebê

Laudo apontou que bebê morreu asfixiada enquanto era estuprada pelo pai em MS

Rapaz é encontrado morto na BR-163 e suspeita é de atropelamento em MS

Últimas Notícias

Sem Categoria

Voto de Fux é dentro das normas do Direito, avalia Hashioka sobre divergência no STF

Na avaliação do parlamentar, decisão do ministro não foi política

Polícia

PRF apreende mais de três mil maços de cigarros contrabandeados na BR-419

Três pessoas foram presas

Política

Respiro de legalidade, avalia Coronel David sobre voto de Fux

O deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Coronel David (PL) avaliou como ‘respiro de legalidade e equilíbrio’, o voto contrário do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) ao do colega Alexandre de Moraes, sobre as medidas cautelares impostas ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Fux foi o último dos ministros do Supremo a se … Continued

Esportes

Cerveja, cigarro e tadalafila: Corinthians teria bancado mais de R$ 86 mil em gastos pessoais de Duílio

Planilha mostra cupons e notas fiscais com compras e produtos sem relação com o clube; ex-presidente nega