Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dia de Finados: Cemitérios são preparados para receber visitantes durante feriadão em Campo Grande

Expectativa é que mais de 25 mil visitantes passem somente pelos cemitérios públicos da Capital na data
Arquivo -
Visitas aos túmulos devem seguir protocolos de biossegurança contra a Covid-19
Visitas aos túmulos devem seguir protocolos de biossegurança contra a Covid-19

O Dia de Finados, feriado nacional em 2 de novembro, cairá em uma terça-feira em 2021. Cemitérios de preparam-se para receber amigos e familiares para visitas aos túmulos e homenagens aos mortos, no segundo ano consecutivo marcado pela pandemia de Covid-19.

A Capital tem três cemitérios públicos, o Santo Amaro, o Santo Antônio e o do (São Sebastião). O diferencial deste ano, é que a data cai em uma terça-feira, criando um feriado prolongado, que vai impactar no movimento dos locais. “Muitos não vão trabalhar e a partir do final de semana já começa o movimento nos cemitérios”, afirma o administrador dos cemitérios públicos da Capital, Marcello Fonseca.

A expectativa para a circulação de familiares é grande. Segundo o administrador, no Santo Antônio estão previstas 2 mil pessoas, no Cruzeiro de 9 a 10 mil populares devem circular pelo cemitério e, no Santo Amaro, o maior de Campo Grande, até 15 mil pessoas são esperadas durante o feriadão.

[Colocar ALT]
As celebrações religiosas ficam por parte das paróquias. Foto: Reprodução/IvanaKaspchah

Protocolos de biossegurança

O uso de máscaras faciais é obrigatório na entrada dos cemitérios. “A vai nos dar um apoio como é em todo ano”, afirma Fonseca, que indica também a presença de álcool em gel nas entradas. Este ano serão realizadas as tradicionais missas nos cemitérios públicos da Capital, seguindo normas como distanciamento social e realização em ambientes externos. “No Santo Antônio vai ter missa na parte da manhã, como a capela é pequena vão estar demarcados os lugares e com capacidade reduzida. No Cruzeiro serão dois horários, às 7h30 e 9h30 e no Santo Amaro não tem horário ainda, mas vão ser realizadas ao ar livre”, pontua o administrador dos cemitérios públicos.

Mito ou verdade: Coronavírus pode ser transmitido ao visitar túmulos nos cemitérios?

Já no cemitério particular Parque das Primaveras, as cerimônias religiosas foram suspensas pelo segundo ano consecutivo para evitar aglomerações, em decorrência da pandemia de Covid-19. “A gente também solicita que as visitas sejam realizadas o mais rápido possível”, orienta a proprietária, Thereza Lopes.

Segundo ela, a previsão é que 40 mil pessoas passem pelo cemitério entre sábado (30) e terça-feira (2). “Se marcar chuvão, umas 15 mil no Dia de Finados”, completa Lopes. Ela informa que na terça-feira os portões estarão fechados para a entrada de veículos. O objetivo é monitorar a entrada dos familiares e verificar o uso apropriado da máscara facial. “Na portaria, terão seguranças fiscalizando o uso da máscara e aplicando álcool em gel nas mãos”, explica a proprietária.

Manutenção nos cemitérios públicos

O administrador dos cemitérios públicos da Capital, Marcello Fonseca, explica que a manutenção nos cemitérios é realizada periodicamente durante todo o ano, mas é intensificada nas proximidades do Dia de Finados.

Este ano, as chuvas registradas em outubro danificaram estruturas dos cemitérios, chegando a derrubar parte do muro do cemitério Santo Amaro. “Realmente o temporal forte atrapalhou muito a gente nesse ano”, salienta Fonseca.

Segundo o administrador, no entanto, o muro estará restabelecido até a data de homenagem aos mortos. “Até o feriado vai estar tampado com alvenaria, o material já está lá, amanhã já começa a subir os tijolos”, afirma o administrador.

O Cemitério Santo Amaro fica localizado na Av. Presidente Vargas, nº 1840, Vila Santo Amaro.

O Cemitério Santo Antônio fica na Av. Consolação, sem número, na Vila Santa Dorotheia.

O Cemitério São Sebastião (Cruzeiro), encontra-se na Av. Cel. Antonino, sem número, no bairro Cruzeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre Ronald Fenty, pai de Rihanna, aos 70 anos

Trança meio presa é tendência e Michelle Oliveira mostra o porquê

Histórico! PSG goleia a Inter e conquista sua primeira Champions League

Vídeo viral mostra carros ‘rampando’ quebra-molas em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MP rebate JBS e diz que constatou fedor em todas as vistorias no frigorífico: ‘cheiro intenso’

Polícia vai investigar demolição clandestina de imóvel histórico em Campo Grande

orla do aeroproto

‘Muro de metal’ esconderá observação do pôr do sol na Orla do Aeroporto de Campo Grande?

Volta por cima e título inédito: PSG é o novo dono do futebol europeu

Últimas Notícias

Polícia

Motorista procura delegacia após ser banido de aplicativo por denúncia de agressão sexual

Condutor afirma não ter se envolvido em qualquer tipo de agressão dessa natureza

Polícia

Idoso de 81 anos é ferido com golpes de facão por mulher em Campo Grande

Polícia chegou ao local e encontrou idoso com o corpo todo coberto de sangue

Esportes

São Paulo perde para o Bahia com brilho de Willian José e vê Rogério Ceni quebrar tabu

O São Paulo voltou a decepcionar no Campeonato Brasileiro, ao perder por 2 a 1 para o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 11ª rodada. A derrota marcou o primeiro triunfo de Rogério Ceni sobre o clube que o consagrou, agora como técnico do time baiano. Com dois gols de Willian José, ex-atacante … Continued

Cotidiano

Portão cai sobre cabeça, Santa Casa dá alta e menina de 5 anos morre em Campo Grande

Família denuncia equipe médica da Santa Casa por descaso e omissão de socorro