Depois de mudanças no atendimento ao longo da pandemia, o -MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) publicou um decreto nesta quinta-feira (4) para fixar os horários de funcionamento das agências em todo o Estado. Mesmo com a retomada à ‘normalidade', os interessados ainda devem fazer o agendamento pela internet.

Conforme o documento, as agências do e do Bosque dos Ipês, em Campo Grande, devem funcionar sem intervalos, das 10 horas às 22 horas. Já as agências do departamento localizadas nas Centrais de Atendimento ao Cidadão (Fácil) do Guaicurus, General Osório e Aero Rancho, funcionam sem intervalos das 8 horas às 17 horas. 

A agência de Três Lagoas, localizada no shopping, também funcionará de forma ininterrupta, das 8 horas às 17 horas. O decreto ainda estabelece que a sede e as demais agências de trânsito funcionarão das 7h30 às 16h30, com intervalo das 11h30 às 12h30. Caberá à Diraf (Diretoria de Administração e Finanças) estabelecer os horários de intervalo de uma hora dos servidores lotados nos locais que possuem atendimento ininterrupto. No intervalo de almoço, todas as repartições deverão estar fechadas para o atendimento ao público, com exceção daquelas com atendimento ininterrupto.

Em nota, o explica que houve alteração no horário de funcionamento com relação ao horário de almoço, já que as agências de atendimento ininterrupto não fecham as portas. “Seguindo a orientação da SAD (Secretaria de Administração do Estado), manterá o atendimento mesmo no horário de pausa dos servidores, que irão trabalhar em escala de revezamento neste período, beneficiando os clientes”. 

O departamento explica que foram adotadas medidas para evitar aglomerações, logo no início da pandemia. Uma das medidas era a redução no horário de atendimento nas agências da rede Fácil. “No entanto, desde julho deste ano, com a redução dos casos de Covid-19, as atividades e o atendimento foram voltando, gradativamente, ao normal. A orientação da SAD foi para que os órgãos de atendimento ao cidadão alinhassem o melhor horário de atendimento entre as 8h e as 17h”.

Ainda é preciso agendar atendimento

Mesmo com o cenário mais leve na pandemia, com a queda nos casos e mortes em Mato Grosso do Sul, o agendamento online para atendimento no Detran continua. O sistema foi adotado na pandemia, para evitar aglomeração e desgaste nas filas. 

Apesar de muitos decretos terem abrandado restrições, o Departamento optou por continuar com esse modo. “Embora os atendimentos obedeçam a todas as medidas de segurança estabelecidas pelas autoridades públicas de saúde, é importante que o cliente que não tenha agendado o seu atendimento não compareça nas agências, a fim de que não aglomerem os locais e atrasem os atendimentos agendados”, informou a gerente regional de Campo Grande, Laiza Machado. 

O cliente que precisa realizar algum serviço presencial no órgão, deve acessar o site e fazer o agendamento online de atendimento presencial, escolhendo a categoria do serviço, a unidade, data e horário.

(matéria atualizada às 11h03 para acréscimo de informações)