Cotidiano

Destinos turísticos de MS vão receber antenas de internet do Programa Wi-Fi Brasil

Programa é desenvolvido pelo Ministério das Telecomunicações

Renan Nucci Publicado em 01/12/2021, às 08h15

None
Foto Ilustrativa

Os municípios de Bonito, Bodoquena e Jardim, três dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, vão receber antenas do Programa Wi-Fi Brasil, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações com o objetivo de aumentar o acesso e a qualidade da internet em regiões específicas.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2018, divulgados em 2020, mostram que 25% dos brasileiros não têm acesso à internet e 4,5% das pessoas não dispõem desse serviço. Para mitigar esse problema, o Programa Wi-Fi Brasil desenvolveu duas modalidades, sendo uma delas instalar antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos rurais, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), comunidades indígenas ou quilombolas e telecentros comunitários.

No caso de Bonito, são três antenas de internet instaladas na Gruta do Lago Azul, no Balneário Municipal e na Escola Municipal Rural Ozorio Jacques, localizada no Assentamento Projeto Guaicurus. Já Bodoquena recebe uma antena para a Escola Municipal Ataide Sampaio, localizada no Assentamento Sumatra, e Jardim, uma antena para a Escola Municipal Prefeito Estácio Cunha Martins, que fica no distrito de Boqueirão.

Os dispositivos foram viabilizados pela senadora Soraya Thronicke (PSL). “Vivemos na era da informação e, em tempos de pandemia, com o distanciamento social, a suspensão das aulas presenciais, bem como outras limitações impostas, o acesso à internet se tornou ainda mais importante. Municípios isolados sofrem com essa falta de acesso e a comunidade se sente prejudicada tanto pela falta de comunicação, quanto pela impossibilidade de os jovens participarem das aulas on-line”, pontuou Soraya.

Jornal Midiamax