Os municípios de Bonito, Bodoquena e Jardim, três dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, vão receber antenas do Programa Wi-Fi Brasil, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações com o objetivo de aumentar o acesso e a qualidade da em regiões específicas.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2018, divulgados em 2020, mostram que 25% dos brasileiros não têm acesso à internet e 4,5% das pessoas não dispõem desse serviço. Para mitigar esse problema, o Programa Wi-Fi Brasil desenvolveu duas modalidades, sendo uma delas instalar antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos rurais, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), comunidades indígenas ou quilombolas e telecentros comunitários.

No caso de Bonito, são três antenas de internet instaladas na Gruta do Lago Azul, no Balneário Municipal e na Municipal Rural Ozorio Jacques, localizada no Assentamento Projeto Guaicurus. Já Bodoquena recebe uma antena para a Escola Municipal Ataide Sampaio, localizada no Assentamento Sumatra, e Jardim, uma antena para a Escola Municipal Prefeito Estácio Cunha Martins, que fica no distrito de Boqueirão.

Os dispositivos foram viabilizados pela senadora (PSL). “Vivemos na era da informação e, em tempos de pandemia, com o distanciamento social, a suspensão das aulas presenciais, bem como outras limitações impostas, o acesso à internet se tornou ainda mais importante. Municípios isolados sofrem com essa falta de acesso e a comunidade se sente prejudicada tanto pela falta de comunicação, quanto pela impossibilidade de os jovens participarem das aulas on-line”, pontuou Soraya.