Para dar conta da demanda do mercado interno para novembro,

17% mais caro

Jornal Midiamax 


Como vai funcionar agora?

Conforme nota da Petrobras, houve uma explosão de demanda de gasolina e óleo — nos meses de outubro e novembro — e suas refinarias não estão preparadas para atender esse crescimento.

Segundo a , os pedidos extras solicitados para novembro vieram 20% acima da sua capacidade de suprimento no caso do diesel e 10% acima em relação à gasolina, uma demanda “atípica” tanto em termos de volume como no prazo para fornecimento. “Além disso, não houve, do ponto de vista do mercado, qualquer fato que justificasse esse acréscimo de demanda”, afirmou a empresa.

Então, a saída encontrada pela estatal foi liberar a importação para as distribuidoras. Uma parcela da demanda interna sempre foi coberta com produtos trazidos de outros países. Com o petróleo e os seus derivados em alta, esse custo estava sendo absorvido pela estatal. Ao deixar a importação para as distribuidoras, a Petrobras se desfaz desse custo.

“Atualmente, há dezenas de empresas cadastradas na ANP aptas para importação de combustíveis. Portanto, essa demanda adicional pode ser absorvida pelos demais agentes do mercado brasileiro”, conclui a Petrobras, em nota.