Pular para o conteúdo
Cotidiano

Defensores criam curso preparatório para atender cotistas em concurso da Defensoria

Um grupo formado por defensores públicos e assessores irão atender voluntariamente as pessoas inscritas como cotistas no concurso
Arquivo -

A Defensoria Pública de MS, por meio de um grupo formado por defensoras e defensores públicos, assessoras e assessores, vai atender voluntariamente candidatos cotistas no XVIII concurso público de provas e títulos para os cargos de defensora pública substituta e defensor público substituto de MS, que tem inscrições abertas até novembro.

A intenção, de acordo com a defensora pública Camila Maués dos Santos Flausino, é oferecer apoio às pessoas negras, indígenas ou com deficiência, e que estejam em situação de vulnerabilidade financeira, na primeira fase do certame com um Plantão de Dúvidas Online (PD). Para participar do grupo voluntário é preciso comprovar que está em situação de vulnerabilidade econômica.

“A ideia surgiu de forma conjunta entre defensores e defensoras públicas, com o fim de auxiliar pessoas que não têm condições financeiras de arcar com o custo da preparação para um concurso jurídico de alto complexidade, e que serão beneficiárias do sistema de cotas instituído para este concurso. Nós entendemos que a educação é um instrumento de justiça social poderosíssimo e que abre caminhos para mudança em concreto da realidade de vida de pessoas pertencentes a grupos excluídos”, explica a defensora.

O Plantão de Dúvidas Online não conta com aulas expositivas. Para ter acesso, o cotista interessado deverá enviar um e-mail para plantaodeduvidasonline@gmail.com; em seguida, receberá uma prova de nivelamento que deve ser respondida em até 24 horas.

Somente após o resultado dessa avaliação será analisada sua condição socioeconômica (renda familiar de até, 3,5 salários mínimos). Uma vez admitido(a), o(a) interessado(a) poderá agendar sessões online para elucidação de dúvidas pontuais e previamente informadas a seu(sua) tutor(a).

Inscrições

As inscrições para o XVIII concurso público de provas e títulos para os cargos de defensora pública substituta e defensor público substituto de MS começam no dia 13 de setembro e seguem até o dia 18 de novembro de 2021.

O certame tem a supervisão da Comissão de Concurso da Defensoria Pública de MS, oferece sete (7) para provimento imediato e recebe a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As interessadas e interessados devem acessar o endereço eletrônico da FGV, no site Concursos, a partir das 14h do dia 13 de setembro de 2021 até as 16h do dia 18 de novembro de 2021, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia