Pular para o conteúdo
Cotidiano

De olho no pescado: Confira dicas básicas na compra de peixes durante a Semana Santa

Com aproximação da Semana Santa, o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) emitiu um alerta para os cristãos que irão consumir peixes. Para evitar contaminação por alimento, o consumidor deve prestar atenção na pele, armazenamento e temperatura em que peixes são vendidos. De acordo com a entidade, o animal é retirado do rio,  mar ou […]
Arquivo -

Com aproximação da Semana Santa, o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) emitiu um alerta para os cristãos que irão consumir peixes. Para evitar contaminação por alimento, o consumidor deve prestar atenção na pele, armazenamento e temperatura em que peixes são vendidos.

De acordo com a entidade, o animal é retirado do rio,  mar ou de criadouros, e desde então precisa ser manuseado com cuidados e prevenção de boas práticas da manipulação. O rigor sanitário evita contaminação de doenças transmitidas por alimentos, que deve ser aplicado desde da pesca até chegar na mesa do consumidor.

Quando vendido com rótulos, as embalagens informaram a certificação do Mapa (Ministério da Agricultura, e Abastecimento) e, a bordo, os pescadores devem seguir critérios e requisitos higiênico-sanitários. O alerta também é sobre a compra de peixes frescos, o consumidor precisa ficar atento à parte estética. Os olhos devem estar brilhantes, salientes e transparentes. O peixe precisa estar rígido, com a pele úmida, bem aderida e sem cortes ou machucados, enquanto as escamas devem se apresentar firmes, resistentes, translúcidas e brilhantes.

“O pescado recém-capturado, por exemplo, deverá ser protegido de qualquer contaminação, dos efeitos do sol ou de qualquer outra fonte de calor, precisando ser resfriado e acondicionado em gelo feito com água potável. Todas as etapas de evisceração, acomodação em gelo ou salmoura, bem como a disposição dos resíduos, devem seguir as normas de ”, explica o conselho.

Os alimentos devem passar pelo sistema rigoroso de verificação de qualidade. Nos supermercados ou peixarias, o pescado continua sendo supervisionado por outro responsável técnico do estabelecimento e pela da Vigilância Sanitária. Já na casa do cliente, o produto precisa estar armazenado em ambiente limpo e refrigerado.

“Se o produto estiver congelado, é preciso analisar a data de congelamento, o prazo de validade e o local onde o peixe está sendo armazenado, que deve estar com a temperatura entre -10° e -15°C. Uma vez descongelado, é necessário prepará-lo de forma adequada e consumi-lo imediatamente. Na verdade, o consumo imediato deve ocorrer sempre que o pescado sair da refrigeração e estiver em temperatura ambiente”, informa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gloria Perez se demite após TV Globo vetar novela sobre aborto; entenda

Semana começa com 3.626 oportunidades de emprego na Capital e interior de MS

Cunhados são presos suspeitos de tráfico de drogas em Campo Grande

Após se masturbar em rua de Dourados, homem é preso por policiais militares

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem dejavu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

studio ghibli pessoas falecidas

‘Mistura de sentimentos’: trend do Studio Ghibli surpreende ao ‘trazer de volta’ pessoas falecidas

Últimas Notícias

Política

Eleitores de Bandeirantes vivem dejavu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Pela 2ª vez, cidade aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral para definição de prefeito

Polícia

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

Com o scanner, os peritos ‘revisitam’ a cena do crime várias vezes

Polícia

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Levantamento considera dados do primeiro trimestre de 2025, comparados ao período correspondente do ano passado. Apesar dos casos, o feminicídio apresentou redução de 36%

Política

Corumbá formaliza acordo com Defensoria Pública da União para atendimento de migrantes

Solenidade contou com a presença do ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias