Pular para o conteúdo
Cotidiano

Casal de bicicleta faz expedição sem roteiro pela América do Sul e se aventura em cidades de MS

Partindo do Rio Grande do Sul, namorados pedalaram mais de 2,3 mil km até chegar a Bonito
Arquivo -
Casal durante passagem por São Paulo
Casal durante passagem por São Paulo

Fazer da vida uma aventura sem destino e deixar a rotina para trás é o sonho de muitos. Para o casal de ciclistas Gustavo Blume, de 29 anos, e Jussara Hentges, de 25 anos, desbravar a América do Sul sobre duas rodas se tornou o objetivo principal da vida deles. Hoje o casal vive uma expedição do até o desconhecido, e, no meio desse trajeto, passam por Bonito e outras cidades do Mato Grosso do Sul.

[Colocar ALT]
No início, o casal começou a viagem de carro, mas decidiram mudar o meio de transporte (Foto: Arquivo pessoal / Gustavo Blume e Jussara Hentges)

A empreitada começou em junho de 2020, quando o casal de aventureiros se conheceu durante um acampamento. “Eu nunca pensei em viajar de bike, mas quando a gente se conheceu, começamos a conversar sobre essas viagens: de carro, de moto e de bicicleta. Sobre ter esse tipo de experiência e gostar de aventura”, disse Jussara.

Daquele camping floresceu o namoro e a semente para uma aventura foi plantada. No dia 1º de fevereiro de 2021, os dois abandonaram a vida comum e caíram na estrada em um Ford Ka adaptado com cama, caixa d’água e outros itens domésticos.

Durante essa viagem, o casal teve a ideia de voltar para a sua cidade, em Ivoti, no , até o Dia das Mães para surpreender as suas matriarcas. Depois de 100 dias viajando de carro, os dois deixaram o veículo na casa de um seguidor das redes sociais, em Apucarana no Paraná, e retornaram para o Rio Grande do Sul pedindo carona.

A bike na vida dos dois

De volta ao ponto de partida, Jussara teve a ideia de retomar a expedição e ir até o carro de bicicleta, com o objetivo de despachar as bikes quando chegassem, mas os planos mudaram novamente. “Mal sabíamos pedalar e passar as marchas. Chegamos lá e mandamos o carro embora pra casa dos meus pais e seguimos a viagem de bike”, disse Gustavo.

No dia 17 março de 2021, os dois saíram pedalando da cidade de Ivoti e seguiram explorando o país: passaram pelo litoral de Santa Catarina, serra de e outras cidades do Paraná, Rosana em São Paulo e agora cruzam o Mato Grosso do Sul.

Casal aderiu à vida sobre duas rodas como estilo de vida (Foto: Arquivo pessoal / Gustavo Blume e Jussara Hentges)

 

Em MS, os ciclistas passaram por , Ivinhema, Maracaju, Dourados, Guia Lopes da Laguna e agora estão em Bonito. Já são mais de 70 dias pedalando e fortalecendo a paixão pela aventura, que os uniu e segue guiando a viagem. “Nós falamos pra todo mundo que a gente marcou essa viagem pra se conchear”, explicou Jussara em um tom cômico. “A gente não tem um ponto final, vamos até onde aguentarmos”, disse ela.

Fugindo dos protocolos que a sociedade espera

Ambos trabalhavam e levavam a suas vidas como a maior parte das pessoas. Há dois anos e meio, Gustavo decidiu sair do seu emprego e focar em suas paixões. Ele já tinha um dinheiro guardado e junto com a sua rescisão salarial conseguiu se manter financeiramente e tocar o projeto ‘Baita Rolê’, no Instagram e YouTube.

Jussara também trabalhava e era acadêmica de administração, ela abandonou a rotina comum e seguiu o sonho junto com o namorado. “A gente não vai voltar pra casa, nós não temos mais um lugar fixo. Eu morava em uma casa alugada, nós dois juntamos tudo e vendemos a mobília. Voltar agora é só pra visitar”, disse ela.

[Colocar ALT]
Quando não se hospedam em hotel, a solução é acampar onde for possível (Foto: Arquivo pessoal / Gustavo Blume e Jussara Hentges)

Mesmo com o preparo econômico, a viagem gera gastos e exige investimentos em alimentação, hospedagem e hidratação, que são mantidos com a renda do YouTube, patrocínios e a bondade de muitos amigos de estrada. “Conseguimos manter a viagem, mas gastando pouco. Nós paramos em frutarias e pedimos aquelas que eles vão jogar fora, mas que ainda dá pra comer. Fazemos parcerias com hotéis e campings, mas, às vezes, dormimos em rodoviárias e postos de combustíveis”, explicou Gustavo  

O casal de aventureiros já pedalou mais de 2,3 mil quilômetros e deve ficar entre 2 e 3 anos na estrada. O próximo destino será o Pantanal, e posteriormente Campo Grande, porém sem uma data estipulada. A única certeza é que a viagem pelo Brasil e América do Sul está apenas começando, mas sem uma rota definida.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática