Pular para o conteúdo
Cotidiano

Das 13 cidades na fronteira de MS com imunização, 8 não registraram mortes em agosto

Há quase dois meses, municípios foram contemplados com estudo de vacinação em massa
Arquivo -
Para vacinar toda a população
Para vacinar toda a população

Quase dois meses depois do início da vacinação em massa na fronteira de , a imunização continua a mostrar efeitos nos municípios. Para se ter uma ideia, de 13 cidades contempladas com o estudo, oito não registraram nenhuma morte por coronavírus desde o início do mês de agosto. Os municípios restantes registraram poucos óbitos, somando 18 mortes no total nas últimas quatro semanas. 

O levantamento foi feito pela reportagem do Jornal Midiamax com dados divulgados pelo boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) em quatro semanas, do dia 1º de agosto ao domingo (29). As informações mostram resultados impressionantes: Corumbá, que tem a população estimada em 112.669 moradores, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), registrou somente 38 casos e nove mortes em agosto. 

Já Ponta Porã, que tem população estimada em 95.320 pessoas, teve 121 casos de coronavírus e cinco mortes. Juntas, as maiores cidades da fronteira de Mato Grosso do Sul tiveram 14 mortes no mês de agosto, um número um pouco acima da média de mortes diárias no Estado. MS tem média de 12,3 mortes por dia. 

As 13 cidades da fronteira de MS registraram o total de 297 casos novos de covid no mês inteiro. O número é menor do que a média móvel de MS, que tem 321,6 casos de covid confirmados por dia. Campo Grande, por exemplo, registrou 217 novos casos somente no domingo (29). 

Quais são as cidades sem mortes?

Ao todo, oito cidades da fronteira zeraram as mortes por coronavírus desde o início de agosto. Houve registro de infecções por coronavírus, já que a vacina não é totalmente eficaz para evitar a contaminação. Confira: (26 casos); Ladário (20 casos); Bela Vista (19 casos); Paranhos (14 casos); Porto Murtinho (10 casos); Japorã (5 casos); Caracol (1 caso); Sete Quedas (1 caso).

Saiba a quantidade de casos e mortes registradas nas outras cidades da fronteira: Ponta Porã (121 casos e 5 mortes); Corumbá (38 casos e 9 mortes); Mundo Novo (20 casos e uma morte); Antônio João (13 casos e uma morte); (9 casos e 2 mortes).

Estudo na fronteira

A vacina americana da Janssen é de aplicação única e foi utilizada para estudo epidemiológico conduzido pelo médico infectologista e pesquisador da Fiocruz, Julio Croda. O estudo foi conduzido pelo infectologista através do grupo VEBRA COVID-19 (Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19). Os municípios que fizeram parte do estudo de vacinação em massa são: Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

Todos, acima de 18 anos, que ainda não tinham sido vacinados com outros imunizantes tiveram a oportunidade de receber a dose da Janssen. Os pesquisadores monitoram o impacto da vacina em relação à imunidade coletiva. Também será monitorada a incidência da doença em crianças, que ainda não podem receber vacina.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

bolsonaro

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Últimas Notícias

Cotidiano

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

A cachorrinha pertence a uma criança de oito anos, que está profundamente abalada com o desaparecimento do animal

Política

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Viagem foi definida como CTEUA (Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA)

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha