Para ajudar os jovens a cuidarem melhor de suas finanças, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Juventude, vai oferecer curso gratuito de Gestão Financeira para jovens de 15 a 29 anos. Com 25 vagas oferecidas, as aulas acontecerão no período de 7 a 11 de junho, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro São Conrado.

O coordenador do CRAS São Conrado, Alberto Elpidio Ferreira Dias Junior (Betinho), falou dos motivos que o levaram a buscar esta parceria para o bairro. “É de suma importância essa iniciativa, principalmente para esta região tão carente da cidade, onde muitos jovens ficam ociosos nas ruas sem opções de atividades. O curso vai ajudar a resgatar esses jovens, além de colaborar na educação e profissionalização deles”, salientou.

O curso é voltado para educação financeira e tem o objetivo de passar conhecimentos básicos sobre economia e investimentos. O professor Matheus Guimarães, quem ministrará as aulas, falou um pouco do que será abordado. “Infelizmente, mais de 90% da população brasileira não tem nem esse conhecimento básico sobre o assunto. Esse curso é bem diversificado e as dicas vão desde orientar os jovens a criarem um fundo para possíveis emergências, até a introdução de noções sobre renda fixa e variável”.

Endividamento Familiar

Os índices mostram que as dívidas estão muito presentes na vida do brasileiro, visto que em janeiro deste ano, o percentual de endividados no país fechou 2020 em 66,5%. O maior patamar de endividamento familiar em 11 anos. Estes números fazem parte do resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, apresentada em 29 de janeiro de 2021, pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A pesquisa destaca ainda, que assim como em anos anteriores, o cartão de crédito foi apontado como o principal tipo de dívida entre os brasileiros em 2020, seguido do carnê e do financiamento de carro. Outro destaque foi o financiamento de casa própria, que ultrapassou o crédito pessoal entre os principais tipos de dívidas das famílias.

Estatuto da Juventude

A ação faz parte das diretrizes da Subsecretaria de Políticas para a Juventude de Campo Grande, que segue as normativas que constam nos parágrafos I e II do Art. 4° do Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. “Assegura a inclusão do jovem nos espaços públicos e comunitários a partir da sua concepção como pessoa ativa, livre, responsável e digna de ocupar uma posição central nos processos políticos e sociais, e também do envolvimento ativo dos jovens em ações de políticas públicas que tenham por objetivo o próprio benefício, de suas comunidades, cidades, regiões e do País.”

Vale destacar que para a realização das aulas presenciais serão respeitados todos os protocolos de biossegurança, como o uso obrigatório de máscara, utilização do álcool em gel, além do distanciamento entre as pessoas. Totalmente gratuito, o curso está com inscrições abertas e os interessados podem buscar mais informações pelo telefone (67) 9.9235-7678, com Betinho.

Serviço:
Data: 07 a 11 de junho de 2021 (segunda a sexta-feira)
Total de vagas: 25
Horário: 8h às 11h30
Inscrições: (67) 9.9235-7678 (Betinho)
Local: CRAS São Conrado – Rua Livino Godói, 777