Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cultura árabe de MS é projetada em palestras e espetáculos de dança gratuitos

Para destacar a importância da participação dos povos árabes na construção histórica, econômica e cultural de Mato Grosso do Sul, o projeto Raízes do Oriente, idealizado pela bailarina e coreógrafa Ingridi Farah, realiza palestras com o advogado Munir Sayegh nos dias 5 e 12 de abril, das 19h às 20h, e também o ensaio aberto … Continued
Arquivo -
Para destacar a importância da participação dos povos árabes na construção histórica, econômica e cultural de , o projeto Raízes do Oriente, idealizado pela bailarina e coreógrafa Ingridi Farah, realiza palestras com o advogado Munir Sayegh nos dias 5 e 12 de abril, das 19h às 20h, e também o ensaio aberto do espetáculo de dança, que será apresentado em sete sessões, entre maio e junho, no dia 27 de abril, das 20h às 21h. Tudo poderá ser conferido pelo instagram @ingridi_farah.
 
 
 
Filho de libaneses, Munir Sayegh também é mestre em Direito Econômico e vice-presidente da Federação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras de MS. “Nas palestras vou falar a respeito dos libaneses em Mato Grosso do Sul, por qual motivo vieram de lá pra cá, quais foram as rotas migratórias, em que ano chegaram no e em , quais suas contribuições e marcas, as atividades que desenvolveram. O público que a gente espera alcançar são pessoas interessadas nessa rica cultura que, com certeza, colaborou para o desenvolvimento do Estado”.
 
 
 
No ensaio online do espetáculo de dança, que será reproduzido em sete sessões entre maio e junho, as pessoas terão prévia do que vai rolar, com apresentações de danças diversificadas e que projetam a cultura árabe para o mundo. Através de danças folclóricas e populares, como a do ventre, o espetáculo visa resgatar as manifestações culturais e artísticas do Médio Oriente.     
 
 
 
“O espetáculo promove o resgate social da história e cultura dos povos árabes, reconhecendo-as como agentes fundamentais no crescimento e desenvolvimento do Estado, além de mostrar as diversas identidades e etnias das danças latentes na cultura médio oriental, bem como os benefícios da prática delas tanto para os homens quanto para as mulheres ”, ressalta Ingridi Farah.
 
 
 
Raízes do Oriente – Financiado pelo FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), por meio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e e Prefeitura Municipal de Campo Grande), o projeto Raízes do Oriente já realizou palestras e sobre diversas danças árabes entre novembro de dezembro do ano passado. Neste ano, nas últimas três sextas-feiras de março ofereceu oficinas gratuitas a respeito de dança como instrumento social e político, feminismo e masculinidade saudável, com a participação da psicóloga Ana Loureiro.
 
 
 
Serviço – O projeto Raízes do Oriente promove palestras gratuitas sobre a participação dos libaneses no processo de construção de Mato Grosso do Sul com advogado Munir Sayegh, nos dias 5 e 12 de abril, das  19h às 20h, e ensaio online do espetáculo no dia 27 de abril, das 20h às 21h. Tudo no instagram @ingridi_farah. (Informações da assessoria)

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Estudantes nascidos em setembro e outubro recebem parcela do Pé-de-Meia nesta terça

Lady Gaga causa ‘apagão’ em aeroporto para não ser vista ao chegar ao Brasil

Sargento que matou encanador a tiros se apresenta à polícia e é liberado em Campo Grande

Trump firma 4 vezes mais decretos do que há 8 anos nos 100 dias iniciais

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

especialista ar-condicionado

Especialista critica falta de ar-condicionado em ônibus do Consórcio em depoimento na CPI

Sargento que matou encanador a tiros se apresenta à polícia e é liberado em Campo Grande

Mato Grosso do Sul tem 18 pessoas internadas por síndrome respiratória por dia

Últimas Notícias

Cotidiano

Em nova tentativa, Rota da Celulose vai a leilão dia 8 de maio

O modelo de concessão considera a instalação de 12 praças de pedágio no trecho

Política

Para promover integração entre 11 municípios, deputados debatem criação do ‘Vale da Celulose’ 

A ideia é também ser reconhecida como sendo um dos maiores polos do Brasil.

Política

União Brasil e Progressistas anunciam fusão nesta terça-feira

Fusão dos partidos mira nas eleições em 2026 e federação deve formar maior bancada na Câmara e Senado

Cotidiano

Dourados segue com mutirão de cirurgias e exames para moradores de aldeias indígenas

O HU-UFGD (Hospital Universitário da Grande Dourados) segue com o mutirão de cirurgias e procedimentos diagnósticos voltados exclusivamente para a comunidade indígena de Dourados e região. O segundo dia de atendimento acontece nesta terça-feira (29). O mutirão faz parte do projeto nacional “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”, e os dias 26 e 29 de abril foram definidos como … Continued