Pular para o conteúdo
Cotidiano

Crime ou acidente? Incêndio em paróquia de MS acontece em meio à ‘guerra’ entre fiéis e igreja

Onda de incêndios atinge a Igreja Católica da cidade desde junho do ano passado
Arquivo -

Um incêndio atingiu a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em , na tarde desta terça-feira (6), e destruiu a sala onde ficavam guardados os instrumentos musicais. Este é o terceiro incêndio envolvendo a igreja em menos de um ano. 

Segundo a imprensa local, a informação preliminar é que um curto-circuito teria dado início ao fogo, mas nada foi confirmado. A situação aconteceu na sala onde ficam guardados equipamentos musicais utilizados pela Secretaria de Assistência Social e todos os instrumentos foram atingidos pelas chamas. O foi acionado por volta de 15h30 para conter o fogo. 

Sala incendiada nas dependências da Paróquia (Divulgação)

Incêndios envolvendo a Paróquia, que fica na área central do município, têm sido recorrentes. A casa paroquial, localizada junto à igreja, pegou fogo em 13 de junho de 2020, data do aniversário de Porto Murtinho. Na época, padre Matheus Ferreira era o líder da comunidade.

Em janeiro deste ano, o carro da igreja, usado pelo padre, foi incendiado. Agora, um mês após a saída de Matheus da cidade, foi a vez da igreja ser atingida pelas chamas. 

Rixa na comunidade 

Indignados com a saída do antigo padre, fiéis não gostaram que a diocese mudou o pároco dali. Insatisfeitos, muitos decidiram se afastar da igreja e passaram a rejeitar os novos representantes religiosos que chegaram a Porto Murtinho.

A TAG #FicaPadreMatheus foi levantada por inúmeros fiéis nas e não surtiu efeito. É regra da igreja católica que padres mudem de cidade de tempos em tempos. Inconformados e ignorando a decisão do bispo, moradores da cidade se manifestaram fervorosamente.

Uma das inúmeras publicações pedindo para o religioso permanecer na cidade (Reprodução)

 

Obcecados pela figura do padre, fiéis se deslocaram em dois ônibus até a cidade de Anastácio, novo lar de Matheus. “Agora só assistimos missa aqui e é aqui que vamos deixar o nosso dízimo”, relataram alguns moradores.

Os fiéis chegaram a mudar o nome do grupo da paróquia no WhatsApp, que se tornou “Amigos do Padre Matheus”.

Destratando os novos párocos enviados pelo Bispo, membros da igreja avisaram que “se eles quiserem, que criem um novo grupo”. Dias depois, o próprio padre Matheus saiu do grupo que usurparam para enaltecê-lo, deixando seus entusiastas a ver navios.

O incêndio desta terça-feira é marcado por todos esses acontecimentos envolvendo a Igreja Católica da cidade. A perícia deve apurar se as causas foram criminosas ou acidentais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suposto grupo armado lança ameaças nas redes sociais contra supostos

Kemp e Vander saem em defesa de Camila Jara, acusada de agredir parlamentar

PND: prazo para recurso de atendimento especializado termina dia 12

PL entra com representação na Câmara contra Camila Jara, acusada de agredir Nikolas Ferreira

Notícias mais lidas agora

adotar uma onça em mato grosso do sul

Presença de onças é comum em local onde homem diz ter sofrido ataque em Corumbá, diz IHP

pollon jara confusão

Hugo Motta indica Camila Jara e Marcos Pollon para afastamento do mandato por até seis meses

Jovem desaparecida é encontrada morta em cova rasa na casa do ex-marido

medicos infantil

Defensoria pede resposta em um mês para sumiço de prontuários

Últimas Notícias

Cotidiano

Sábado amanhece gelado registrando mínima de 6°C em Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande, os termômetros devem oscilar entre 8°C e 19°C

Sérgio Cruz - O dia na história

1886 – Miranda recebe a primeira visita do bispo de Cuiabá

Dom Luis chega à cidade em primeira visita ao Sul do Estado

Polícia

Imagens mostram cabo da PM sendo baleado em abordagem

Atingido no pescoço durante abordagem ocorrida na favela de Paraisópolis

Brasil

TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro

O órgão vê indícios de irregularidade na estadia do parlamentar nos Estados Unidos