A invasão de grilos que tomou conta das casas de campo-grandenses nos últimos dias já tem data para acabar: dentro de um mês. Os “cri cri cri” vem de grilo-preto, que são escuros e maiores que um do tipo ‘normal'.

O biólogo José Milton Longo explica que a infestação deve ter fim com a chegada do frio, no próximo mês. Entretanto, até lá, existem algumas saídas para evitar o aparecimento dos insetos.

“Somente dedetização. Mas, para evitar que entrem em casa, fazer barreiras nas portas e nos ralos”, disse o biólogo.

O ciclo de reprodução dos grilos também deve ser interrompido por predadores como cobras, lagartos, escorpiões e pássaros como corujas. Apesar disso, o especialista explica que não há risco de que esses animais apareçam nas residências. “Os mais comuns  são aranhas e escorpiões, mais factíveis de serem encontrados nas tubulações e caixas de esgoto”, explicou.

O assunto tem tomado conta das nos últimos dias, com os usuários se questionando sobre a origem do fenômeno e relatando as experiências com os insetos. “Quase infartei a primeira vez que vi porque achei que era uma barata”, contou uma. “Esses dias um me acordou 4 da manhã, Tive que matar ele”, relatou outra.

Grilos estão tomando conta nas casas e 'incomodando' moradores
Caption

Como fazer barreiras contra insetos

As barreiras podem ser feitas de forma simples. Basta selar as entradas de casa, como frestas de portas. Eles são atraídos pelas luzes, a tendência é que eles invadam a sua casa à noite. Por isso, tente fechar essas lacunas com espumas de construção, ou até mesmo massa corrida.

Especialistas indicam o uso de melaço ou açúcar queimado. Basta colocar o insumo em uma vasilha e pronto. Assim, o grilo será atraído e morrerá afogado. 

Outra alternativa é usar um pedaço de papel e uma cola, a cola deve ser espalhada no papel, depois disso o papel deverá ser colocada em pontos estratégicos da casa, pelas portas, janela e quando ele tentar entrar ficará grudado no papel.