O prefeito Angelo Guerreiro (PSD) comunicou nesta sexta-feira (11) o cancelamento das lives e transmissões na alusivas aos 106 anos de Três Lagoas –a 326 km de Campo Grande. Os eventos a serem veiculados foram impactados com a decretação de bandeira cinza (Grau Extremo) por conta do risco de contágio por coronavírus no município.

Estavam agendadas uma missa campal e a inauguração da Igreja Santo Antônio, no domingo (13), e a live comemorativa pelo aniversário de emancipação administrativa de Três Lagoas, na terça-feira (15). A suspensão foi tomada como forma de obediência às medidas de biossegurança contra a Covid-19.

Três Lagoas contesta sua inclusão no grau cinza –de risco extremo de contágio por Covid-19–, solicitando o rebaixamento para a bandeira vermelha (grau alto). Enquanto o grau extremo autoriza apenas o funcionamento de serviços essenciais e impõe um toque de recolher entre as 20h e 5h, o grau alto prevê início do recolhimento às 21h e libera atividades econômicas de baixo risco.

Guerrero argumentou que, mesmo com a contestação, o momento exige cuidados efetivos, mesmo que as atividades previstas incluíssem normas de biossegurança e distanciamento social, sendo transmitida apenas pelas redes sociais.

“É um momento de precaução e respeito a estas determinações, às vítimas e todas as famílias”, disse Guerreiro, destacando que, mesmo em bandeira cinza ou vermelha, poder público e população devem trabalhar para conter a circulação do coronavírus.

Em substituição à live, a Prefeitura de Três Lagoas vai veicular vídeos em suas redes sociais em homenagem ao aniversário da cidade. A transmissão ao vivo será adiada para data ainda a ser definida.