“Somos contrários a essa exigência, pois uma vez que restringe a circulação, diminui o acesso da população aos restaurantes e, principalmente, vai na contramão da evolução da vacinação em Mato Grosso do Sul e, principalmente, em nossa Capital”, pontuou o presidente da Abrasel, Juliano Wertheimer. 

Proposta termina em confusão na Câmara

A audiência para debater o passaporte da vacina foi realizada na tarde de segunda-feira (28), mas o tema é polêmico na Capital e a discussão terminou em tumulto. O clima já estava tenso desde o início da sessão, mas o tumulto começou depois que o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, defendeu a iniciativa. 

Diante da contrariedade de muitas pessoas presentes a respeito da iniciativa, ele chamou alguns manifestantes de ‘nazistas e fascistas’. Logo após a fala de Geraldo, o cerimonial deu como encerrada a sessão por falta de segurança.

“Nazistas e fascistas da atualidade não vão prosperar. Nós, o povo, haverá de pará-los e haverá de colocar vocês na lata de lixo da história”, disse o secretário se dirigindo à parte dos manifestantes que ocupava o plenário e que era contra o Passaporte. A Guarda Municipal precisou intervir e conter alguns manifestantes que ameaçavam ir até Geraldo. Outros agentes da Guarda acompanharam o secretário até a saída do plenário.

São Paulo já adota passaporte da vacinação

A cidade de São Paulo, a maior metrópole da América do Sul, já adotou o passaporte da imunidade. As regras já estão em vigor desde o começo de setembro, quando os clientes devem apresentar comprovante de que tomaram ao menos uma dose para entrar em eventos com mais de 500 pessoas. 

Inicialmente, a ideia era de que o comprovante fosse obrigatório também em bares, restaurantes e shoppings, mas o executivo voltou atrás após pressão dos setores envolvidos. Em São Paulo, a exigência vale para shows, feiras, congressos e jogos. 

Passaporte é exigido em 249 cidades do país

Pesquisa realizada pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) revelou que pelo menos 249 cidades brasileiras já possuem ativo o passaporte da vacina, ou seja, exigência de comprovante de vacinação para acesso a espaços e eventos coletivos. O levantamento feito pela Confederação não revela os municípios que já aplicam a exigência em forma de lei. O total de 249 municípios brasileiros representa 10,1% das cidades do país.