Pular para o conteúdo
Cotidiano

Universidades voltam ao presencial neste ano? Confira como será o retorno das públicas e particulares em MS

Maioria ainda continuará com ensino remoto aos alunos
Arquivo -

Enquanto as escolas de ensino infantil, fundamental e médio já retornaram com atividades presenciais — até mesmo as públicas —, a maioria das universidades de ainda devem continuar com aulas remotas até o fim do ano. 

As escolas particulares já haviam retomado aulas presenciais desde o ano passado e continuaram este ano. A retomada se deu com regras de biossegurança como limite de lotação de salas, uso de máscara e medidas de higienização para evitar contaminações pelo coronavírus. Com o avanço da vacinação, o ensino público também retomou as aulas presenciais neste 2º semestre de 2021, seguindo regras semelhantes.

Por outro lado, a maioria das universidades deve permanecer com ensino remoto para os alunos até o fim do ano. Confira abaixo como será a retomada em cada instituição.

UFMS

A (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) informou que está trabalhando com o modelo híbrido, sendo que somente as aulas práticas são realizadas de forma presencial. As aulas teóricas são feitas de forma remota.

A instituição explicou que as aulas práticas seguem o Plano de Biossegurança setorial, ou seja, cada campus possui um plano próprio. Não há previsão para o retorno presencial para aulas teóricas.

UEMS

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) informou que as aulas continuam de forma remota até o fim do ano, com exceção do curso de medicina no campus de , onde os acadêmicos voltaram às aulas presenciais na segunda-feira (2).

“Neste caso, as salas de aula serão usadas somente pelos alunos do 1° ao 4° Ano de Medicina, conforme Deliberação do CEPE-UEMS N°331, de 29 de junho de 2021. O uso das salas de aula respeitará agendamento via e-mail. E será obrigatório que sejam respeitadas as orientações de distanciamento social e uso de EPIs. Os usuários não poderão deslocar as carteiras, que estarão dispostas, organizadas e higienizadas, com 1,5 metro de distância”, informou a instituição.

UFGD

Na UFGD (Universidade Federal da Grande ), não há previsão para a retomada das aulas presenciais. Diferente de outras instituições públicas, a UFGD mantém todo o ensino de forma remota até o fim do ano.

Em nota, a instituição explicou que desde fevereiro de 2021 adotou o regulamento acadêmico por modalidades e fases em que são previstos 3 modelos de ensino: não presencial, presencial e híbrido. 

“A fase de risco é avaliada pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG), composta pelos coordenadores dos cursos de graduação, e também pelos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC). Essa avaliação deve ser referenciada pelas fases sanitárias do PROSSEGUIR, respaldadas pelos dados das Secretarias de Saúde local, regional e estadual e do Ministério da Saúde; levando em consideração também o andamento do Plano Nacional de Imunização”, explicou a UFGD.

De fevereiro até junho de 2021, a UFGD manteve a fase vermelha, indicando que apenas atividades não presenciais poderiam ser ofertadas. Para o próximo semestre, o CEPEC também aprovou fase vermelha, ou seja, até dezembro não há previsão de retomada presencial das aulas.

IFMS

No IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), as aulas presenciais e atividades administrativas seguem suspensas até o dia 15 de outubro. No entanto, em nota, a instituição informa que “a reitoria e os campi também estão operacionalizando ações para futuro retorno presencial com planejamento e segurança, seguindo o Programa Prosseguir”.

Desde julho, decisão da instituição permite que as atividades que devam ser realizadas de forma presencial podem ter retorno parcial e gradual, “de acordo com a necessidade institucional”.

Por fim, o IFMS destacou que “com a atualização das Diretrizes para Atividades Presenciais, as aulas teóricas são passíveis de retorno ao formato presencial, considerando evolução do cenário da pandemia e classificação do Programa Prosseguir, em cada município onde o IFMS possui campus”.

Anhanguera-Uniderp

A Anhanguera- informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as aulas teóricas serão retomadas no dia 16 de agosto, ainda de forma remota. Porém, ao longo do semestre, haverá a retomada gradual à medida que a vacinação avançar e respeitando os protocolos sanitários.

Entretanto, os estudantes podem optar por seguir tendo aulas remotas ou pelo retorno presencial.

Em nota, a instituição afirma que “para preservar a saúde de todos será seguido rígido protocolo de segurança, com higienização, medidas de proteção e distanciamento, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Entre essas medidas estão: uso obrigatório de máscaras, checagem de temperatura, disponibilidade de álcool gel para higienização das mãos e tapetes desinfetantes na entrada dos ambientes. A unidade prevê ainda maior distanciamento entre alunos nas salas de aula, clínicas e laboratórios, além da readequação dos intervalos e espaços coletivos para evitar aglomerações. A Uniderp comunicará sobre o retorno aos alunos com antecedência por meio dos canais oficiais, assim como todos os protocolos e medidas preventivas”.

UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco iniciou o 2º semestre letivo no último dia 29 de julho de forma remota. Contudo, informou que “está chegando a hora de retornar para mais atividades presenciais”. A instituição afirma que o retorno será gradativo e seguindo todas as normas de biossegurança.

As aulas práticas serão presenciais para todos os semestres e cursos. Já as aulas teóricas serão retomadas de maneira gradativa, iniciando pelos primeiros semestres de cada curso, até que todas as turmas retornem.

Será permitido que no início do semestre o estudante possa optar pela participação presencial ou remota. A UCDB afirma que possui tecnologia que permite a transmissão simultânea, com áudio, vídeo e interação com o professor. “Desta forma, os alunos que optarem por permanecer online não terão prejuízos no ensino”, pontua.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
br 163 duplicações rodovia quilômetro

ANTT autoriza desapropriação de áreas para duplicação da BR-163 em Bandeirantes

IPCA-15 de julho é o mais alto para o mês desde 2021 e o maior desde maio de 2025, afirma IBGE

Feira Internacional da Música do Sul encerra inscrições para talentos do Centro-Oeste

VÍDEO: morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

Últimas Notícias

MidiaMAIS

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

Carta de Arcebispo de Campo Grande expõe entraves entre o movimento e a Igreja Católica e não recomenda que fiéis façam parte do grupo

Polícia

‘Ele amava a estrada e o caminhão’, diz filho de motorista de carreta que caiu em ribanceira na Serra da Arara

Marlon Silva Gomes teria perdido o controle da direção

Polícia

Executado com 14 tiros em ciclovia de Campo Grande teria perdido arma de facção criminosa

Antes de ser assassinado, ‘Sorriso’ recebeu duas ligações

Cotidiano

VÍDEO: Fumaça de incêndios volta a assolar a região do Parque do Sol

Funcionários de Unidade de Tratamento de Resíduos enfrentam dificuldades para trabalhar nesta sexta-feira (25)