Em 2014, um jovem de 26 anos foi assassinado

No entanto, caso alguém se sinta lesado, como, por exemplo, não receber o montante depois de ter quitado todas as parcelas previstas no acordo, pode procurar qualquer delegacia para formalizar a queixa com o fato tornando-se um ilícito civil.

Modo

O Moai teria surgido por influência dos japoneses que imigraram para o Brasil há algumas décadas, sofrendo adaptações. De uma forma geral, trata-se de um grupo formado por amigos que combinam uma mensalidade e de que forma o rateio será repassado.

O mais difundido é a forma na qual é combinado o valor de uma parcela, e marcada uma data para que seja feita a reunião para a entrega do rateio a um dos integrantes do grupo. Na primeira reunião, o montante fica com o administrador e as seguintes ficam com quem der o maior lance. Nas reuniões seguintes, o montante a ser repassado é acrescido do “juro”, proporcionado pelo acréscimo do lance oferecido na reunião anterior.

No caso de ninguém oferecer lance, é feito um sorteio para ver quem ficará com o dinheiro. Neste caso, o vencedor pagará, além de sua cota, um valor tido como “lance mínimo”.

Existe também o Moai de objetos ou perfumes, em que é escolhido o produto e definido o valor. É formado o grupo, estipulado o valor da parcela e todos os meses é feito um sorteio para ver quem fica com a mercadoria.