Começa hoje (18) e vai até sábado (20) o 1° Webinário de Cannabis Medicinal do Mato Grosso do Sul: uma abordagem transdisciplinar. O evento é online, gratuito e será transmitido a partir das 18h30 (horário de MS) pelo canal da Associação Sul-Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à Cannabis Medicinal (Divina Flor), parceira da na realização.

O objetivo é promover a discussão de temas voltados ao uso da substância em saúde humana e animal, questões legais quanto ao acesso aos remédios derivados da maconha e aspectos culturais no uso da planta e associativismo no Brasil. O evento tem também o apoio da Fiocruz-MS (Fundação Oswaldo Cruz) e da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis).

Segundo o coordenador da ação, Lucas Gazarini, no Brasil há carência de discussões sobre inovações oferecidas pelo uso medicinal da maconha e derivados. “Enquanto vários países têm legislações claras sobre a regulamentação, produção e compra de Cannabis e derivados para fins medicinais, os pacientes brasileiros têm um acesso extremamente restrito a esses produtos, que apresentam vantagens terapêuticas bem estabelecidas para algumas doenças”, disse.

Programação

Sobre o evento, o coordenador destaca que foram levados em consideração vários aspectos do potencial terapêutico dos canabinoides. “Ao longo dos dias, vamos caminhar pela discussão sobre uso medicinal em humanos e outros animais, questões legais quanto à acessibilidade a esses produtos, aspectos culturais associados ao uso de Cannabis ao longo da história e compreensão das associações que buscam garantir o acesso desses remédios aos brasileiros que precisem. Esperamos que os participantes possam ter um panorama geral dos usos terapêuticos estabelecidos, questões históricas e culturais que enraízam o estigma e pontos relacionados ao acesso a esse tipo de terapia”, revelou.

A abertura do 1° Webinário de Cannabis Medicinal do Mato Grosso do Sul: uma abordagem transdisciplinar será hoje, 18, com uma mesa-redonda sobre “Medicina Canabinoide e endocanabinoide: Cannabis e suas potencialidades terapêuticas.

Amanhã, 19, a partir das 19h, serão realizadas a mesa-redonda Cannabis e Proibicionismo” e a palestra “Perspectivas do uso de canabinoides em veterinária.

No sábado, 20, às 8h30 haverá a mesa “Usos culturais da Cannabis ao longo da história e às 13h30 a mesa “Troca de Experiências de Ação Social Organizada.

A inscrição para emissão de certificados pode ser feita nesse link.