As barreiras sanitárias agora também contam com a vacina contra a gripe para imunizar os visitantes que chegam a Campo Grande. As barreiras estão instaladas no aeroporto e na rodoviária da Capital e a medida serve como prevenção ao surto de que acontece em diversos estados do Brasil.

Dados da (Secretaria Municipal de Saúde) indicam que, desde o início do ano, o município registrou apenas três casos de Influenza. Um dos casos é de paciente com recente histórico de viagem ao Rio de Janeiro, estado onde está concentrado o maior número de casos da infecção. O total de casos tem sido significativamente baixo desde o ano passado, quando foram cinco registros e nenhum óbito.

“Estes surtos têm acontecido país afora justamente pela baixa cobertura da vacina que protege contra estes vírus da gripe. Em Campo Grande mesmo não conseguimos bater a meta estabelecida pelo Ministério, então, fornecer a vacina a quem vem de fora ou está retornando para a cidade é uma medida de cautela”, reforça o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

Ele ainda reforça que todas as unidades de saúde da cidade têm o imunizante disponível, e, quem ainda não foi atrás da vacina, é só procurar um destes locais de vacinação. “São 72 pontos de vacinação abertos o dia inteiro”, reforça.

As barreiras sanitárias foram instaladas na semana passada no Aeroporto Internacional e Terminal Rodoviário e já abordaram mais de 20 mil pessoas. As equipes nas barreiras ainda vacinaram aproximadamente 1,3 mil contra a e realizaram 72 testes para detecção da doença.

O objetivo é identificar eventuais passageiros de outros estados e países que possam estar contaminados com o coronavírus e fazer o monitoramento destes passageiros a fim de conter o ingresso de novas variantes na cidade.