Desde a última sexta-feira (26), a PAM (Pronto Atendimento Médico) adulto do (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), em , está com os atendimentos suspensos e o setor fechado temporariamente, por conta da superlotação na área vermelha. O hospital informou que está atendente o dobro de pacientes da capacidade normal.

A unidade publicou um ofício alegando que além da área vermelha, o corredor corre risco de ter pacientes sem atendimento, “não temos equipe assistencial para atender tantos pacientes a mais”, diz o documento.

Conforme a assessoria do hospital, nos setores há seis leitos e ocupavam 12 pessoas, nesta segunda-feira (1°). Na área verde e amarela, a unidade continua recebendo normalmente novos pacientes. À medida que os leitos forem desocupados, a Central de Regulação, da (Secretaria Municipal de Saúde), será avisada.

Ainda segundo a unidade, mesmo com o fechamento parcial, a regulação continuava enviando novos pacientes, acima da capacidade, que seria contratualidade, com as secretarias de saúde. “Se não fazemos o fechamento parcial, macas do (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), podem ficar retidas, porque não temos muitos leitos sobressalentes além da nossa capacidade”, comunicou.

O documento orienta que todos os porteiros que estão vedados ao acesso de pacientes para o PAM adulto de qualquer origem: ambulâncias, meios próprios com encaminhamento ou de demanda espontânea.

O acesso de pacientes para o PAM pediatria e Maternidade está liberado. Já o setor de regulação e avaliação de saúde, cabe as recepcionistas informar que não podem abrir fichas de atendimento aos adultos.

“Assim que o número de pacientes for reduzido de forma que a equipe possa prestar atendimento minimamente adequado e seguro, liberaremos o acesso novamente”, finaliza o ofício.