Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com ritmo atual, MS levaria mais dois anos para vacinar toda população contra covid-19

Estado já imunizou 44,1 mil pessoas dos grupos prioritários contra a covid-19, equivalente a uma média de 3,6 mil vacinações por dia.
Arquivo -

Com apenas 8 milhões de doses distribuídas pelo governo federal, a vacinação contra a caminha a passos lentos em todo País. Em Mato Grosso do Sul, 44.152 pessoas foram imunizadas até a última sexta-feira (29), equivalente a um vacinado a cada 23 segundos. Se mantido o ritmo, o Estado precisaria de pelo menos mais dois anos e 22 dias para proteger toda sua população da covid-19.

A eficácia das vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde gira em torno dos 50%. Estudos indicam que, quanto menor o índice, maior deve ser o número de vacinados para garantir imunidade geral.

Conforme estimativa do (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 2020, Mato Grosso do Sul tem 2.809.394 habitantes. Se mantida a média de 3.679 vacinados por dia, seriam necessários mais 752 dias para imunizar a população inteira.

Mas a tendência é que o ritmo da campanha de vacinação seja acelerado à medida que as doses encomendadas pelo governo federal sejam disponibilizadas. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 354 milhões de doses garantidas para este ano, via acordos com Fiocruz (212,4 milhões de doses), Butantan (100 milhões) e consórcio Covax Facility (42,5 milhões).

Até agora, o governo estadual recebeu 190,9 mil doses de imunizantes contra a covid-19. O primeiro lote, com 158,7 mil doses da CoronaVac, chegou em 18 de janeiro. O segundo desembarcou no dia 24 de janeiro, com 22 mil doses da vacina da AstraZeneca/Oxford. O terceiro lote, de 10,2 mil doses da CoronaVac, foi recebido no último dia 25.

Maioria dos imunizados contra covid-19 em MS é profissional de Saúde

Segundo o Executivo estadual, 24.409 profissionais de Saúde e 18.058 indígenas foram vacinados até sexta-feira (29). Além destes, outros 1.533 idosos em asilos e 152 pessoas com deficiência que vivem em residências inclusivas também receberam uma primeira dose. Os números equivalem a 39,02% da meta de imunização dos grupos prioritários definidos pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações).

 

Conforme levantamento do Jornal Nacional,  Mato Grosso do Sul tem, até agora, a maior cobertura de vacinados do País, com 1,57% da população imunizada com a primeira dose. (1,45%) e Roraima (1,43%) completam os três primeiros postos.

Campo Grande lidera o ranking de imunizados no Estado, com 8.796 doses aplicadas, seguida por Dourados, com 3.623 vacinados. O governo sul-mato-grossense também divulgou os números de Amambai (2.467), Aquidauana (2.209), Três Lagoas (1.613), (1.581), Sidrolândia (1.366), (1.338) e Corumbá (1.335).

Está previsto para amanhã (1º) o lançamento de uma plataforma para acompanhar o ritmo da vacinação no Estado, batizada de “Vacinômetro”.

Além de idosos asilados, pessoas com deficiência em residências inclusivas, indígenas aldeados e profissionais de Saúde da linha de frente, o governo estadual incluiu pessoas com 80 anos ou mais no grupo prioritário. A imunização destes começou na última sexta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Mato Grosso do Sul registra 203 novos casos de dengue, aponta boletim

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

Últimas Notícias

Transparência

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Assentamento Estrela abriga a Comunidade Católica São Miguel Arcanjo

Cotidiano

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

Vítima tentou resolver o problema com a operadora, mas nenhuma providência foi tomada

Polícia

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

Intensa movimentação policial chamou a atenção de moradores

Transparência

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Legislativo municipal de Ivinhema comprometeu-se a promover concurso público