Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com ritmo atual, MS levaria mais dois anos para vacinar toda população contra covid-19

Estado já imunizou 44,1 mil pessoas dos grupos prioritários contra a covid-19, equivalente a uma média de 3,6 mil vacinações por dia.
Arquivo -

Com apenas 8 milhões de doses distribuídas pelo governo federal, a ção contra a covid-19 caminha a passos lentos em todo País. Em , 44.152 pessoas foram imunizadas até a última sexta-feira (29), equivalente a um vacinado a cada 23 segundos. Se mantido o ritmo, o Estado precisaria de pelo menos mais dois anos e 22 dias para proteger toda sua população da covid-19.

A eficácia das vacinas distribuídas pelo gira em torno dos 50%. Estudos indicam que, quanto menor o índice, maior deve ser o número de vacinados para garantir imunidade geral.

Conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 2020, Mato Grosso do Sul tem 2.809.394 habitantes. Se mantida a média de 3.679 vacinados por dia, seriam necessários mais 752 dias para imunizar a população inteira.

Mas a tendência é que o ritmo da campanha de vacinação seja acelerado à medida que as doses encomendadas pelo governo federal sejam disponibilizadas. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 354 milhões de doses garantidas para este ano, via acordos com Fiocruz (212,4 milhões de doses), Butantan (100 milhões) e consórcio Covax Facility (42,5 milhões).

Até agora, o governo estadual recebeu 190,9 mil doses de imunizantes contra a covid-19. O primeiro lote, com 158,7 mil doses da CoronaVac, chegou em 18 de janeiro. O segundo desembarcou no dia 24 de janeiro, com 22 mil doses da vacina da AstraZeneca/Oxford. O terceiro lote, de 10,2 mil doses da CoronaVac, foi recebido no último dia 25.

Maioria dos imunizados contra covid-19 em MS é profissional de Saúde

Segundo o Executivo estadual, 24.409 profissionais de Saúde e 18.058 indígenas foram vacinados até sexta-feira (29). Além destes, outros 1.533 idosos em asilos e 152 pessoas com deficiência que vivem em residências inclusivas também receberam uma primeira dose. Os números equivalem a 39,02% da meta de imunização dos grupos prioritários definidos pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações).

 

Conforme levantamento do Jornal Nacional,  Mato Grosso do Sul tem, até agora, a maior cobertura de vacinados do País, com 1,57% da população imunizada com a primeira dose. Distrito Federal (1,45%) e Roraima (1,43%) completam os três primeiros postos.

Campo Grande lidera o ranking de imunizados no Estado, com 8.796 doses aplicadas, seguida por Dourados, com 3.623 vacinados. O governo sul-mato-grossense também divulgou os números de Amambai (2.467), (2.209), Três Lagoas (1.613), Caarapó (1.581), (1.366), Dois Irmãos do Buriti (1.338) e Corumbá (1.335).

Está previsto para amanhã (1º) o lançamento de uma plataforma para acompanhar o ritmo da vacinação no Estado, batizada de “Vacinômetro”.

Além de idosos asilados, pessoas com deficiência em residências inclusivas, indígenas aldeados e profissionais de Saúde da linha de frente, o governo estadual incluiu pessoas com 80 anos ou mais no grupo prioritário. A imunização destes começou na última sexta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova Fundação Caixa para apoio de políticas públicas

VÍDEO: fogo se alastra em vegetação próximo da UCDB

Gui Negão brilha, Corinthians elimina o Athletico-PR e avança às semifinais da Copa do Brasil

Carreta carregada com milho pega fogo após pneu estourar

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos disfarçava mais de R$ 600 mil em propina falando de carro: ‘motor é 3.1?’

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus foi aprovado por unanimidade, diz vereadora

STF faz maioria para condenar Cid por abolição do Estado democrático de Direito

Jogos da Juventude são abertos oficialmente com acendimento da pira

Últimas Notícias

Brasil

Aprovada urgência de PL que libera R$ 1,5 bi para saúde e educação

Projeto pode ser votado diretamente em plenário

Polícia

262 kg de cocaína são apreendidas tanque de caminhão na BR-262

A droga estava escondida no tanque de combustível de um caminhão

Brasil

Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista

Ministro ainda votou pela condenação de Mauro Cid

Cotidiano

Onça é vista nas proximidades de escola na zona rural de Corumbá

A escola não possuí grades, cercas ou muros