Um morador de Dourados, vindo de São Paulo, testou positivo para a Covid-19 nesta sexta-feira (24) na barreira sanitária no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Mato Grosso do Sul ainda segue em alerta para casos da variante ômicron, que tem 20 confirmações somente em São Paulo. 

Conforme explicou a (Secretaria Municipal de Saúde), o morador estava assintomático e fez o teste por ter contato com caso positivo. Ele foi liberado para retornar para a casa em carro particular e deverá ficar em isolamento.

“Ele justificou que precisaria retornar ao seu Município e foi liberado para fazê-lo em veículo próprio, sendo recomendado o isolamento. O Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Campo Grande) faz a comunicação do caso ao órgão estadual, que fica responsável por fazer o monitoramento do paciente”, explicou a secretaria em nota.

O exame feito no aeroporto é o teste rápido e uma amostra do sangue do morador deve ser coletado para análise e investigação da variante. A Sesau solicitou a lista nominal de passageiros para fazer o contato com eles e prosseguir com as orientações.

Variante Ômicron

Balanço divulgado na quarta-feira (22) pelo Ministério da Saúde indica que foram registrados 32 casos no Brasil da nova variante do coronavírus, a Ômicron.

As infecções foram registradas em São Paulo (20), em Goiás (4), em Minas Gerais (3), no (2), no (1), no Rio de Janeiro (1) e em Santa Catarina (1).

Há ainda, segundo a pasta, 23 casos em investigação, sendo dois em Goiás e 21 no Rio Grande do Sul.