Os anunciaram recentemente a reabertura das fronteiras para turistas estrangeiros, incluindo brasileiros, e a informação anima os setores do turismo. As agências de turismo em já estão na expectativa pela retomada no setor de viagens internacionais e a procura dos consumidores pelos destinos já começou. 

Depois de tanto tempo isolados, quem gosta de viajar já correu para bater nas portas das agências em MS. A reabertura das fronteiras nos EUA está prevista para novembro, mas os viajantes já podem começar a se preparar e também a se organizar financeiramente — afinal, o dólar para o turismo está cotado em R$ 5,57 nesta segunda-feira (27). Para se ter uma ideia, em março de 2020, pouco antes da pandemia, a moeda americana estava em R$ 4,81. 

A vice-presidente da ABAV-MS (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Mato Grosso do Sul), Cristina Albuquerque, explica que a expectativa do setor é alta com a retomada no turismo. Ela conta que os clientes já têm procurado as agências para viagens internacionais e que os principais destinos nos Estados Unidos são e Miami. 

Até então, os Estados Unidos não estavam aceitando pessoas que tivessem passado pelo Brasil 14 dias antes. Por isso, brasileiros tinham que passar a quarentena em um país autorizado antes de pisar nos EUA. Agora, o turismo será liberado, mas não há detalhes sobre as exigências para os turistas nos Estados Unidos. 

Quais vacinas serão aceitas? 

Ainda não se sabe se as vacinas Astrazeneca e Coronavac serão aceitas, já que são imunizantes liberados no Brasil, mas não no país norte-americano. Em Mato Grosso do Sul, as duas vacinas foram aplicadas em 55% da população vacinada. 

“Ainda não recebemos os protocolos e as vacinas que serão aceitas. A principal coisa que a pessoa precisa é ter o visto válido e o passaporte”, relata Cristina.