Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com raras exceções, prática de esportes olímpicos em Campo Grande fica no lazer

Esportes olímpicos tradicionais como os de atletismo e alguns esportes coletivos possuem estrutura boa para recreação, mas deficitária para alto rendimento
Arquivo -

Passadas as Olimpíadas de Tóquio 2020, a mais proveitosa da história do Brasil, em que batemos o recorde de medalhas, 21 no total, sendo 7 de ouro, fica a expectativa para que o país mantenha o crescimento no desempenho para as próximas edições. Porém, para isso acontecer, é preciso que haja uma contribuição em massa de todas as regiões do Brasil, principalmente na identificação de talentos e na viabilização desses talentos até o alto rendimento.

E qual é a estrutura de para formação de atletas que possam chegar às Olimpíadas?

Uma coisa fica clara: a eventual participação da Capital se daria principalmente na formação. Isso porque a estrutura para realização dos esportes olímpicos tradicionais é limitada, quando pensamos em alto rendimento. Selecionamos alguns dos principais esportes olímpicos para saber qual é a estrutura física e humana para formação de atletas olímpicos.

A principal iniciativa é do Poder Público, majoritariamente da Prefeitura de Campo Grande. São dois grandes centros, o CEMTE (Centro Municipal de Treinamento Esportivo) e CEFAT (Centro de Formação de Atleta) que abrangem vários esportes olímpicos, além de algumas iniciativas singularizadas.

[Colocar ALT]
Crianças no projeto de atletismo (Foto: Divulgação/PMCG)

Parque Ayrton Senna

O parque Ayrton Senna é um dos principais polos para prática esportiva de jovens em Campo Grande. Alex Manoel é coordenador pedagógico do projeto que contempla handebol, futebol vôlei e judô.

Ele explica que o projeto é voltado para recreação e dos participantes e que o alto rendimento não é o objetivo principal. “Os alunos podem se identificar com a modalidade e buscar o alto rendimento caso achem necessidade em crescer no esporte”, diz ele.

Em algumas modalidades existem turmas de adultos, adolescentes e crianças, e, em outras, somente para a faixa etária dos 9 aos 14 anos.

“Hoje o parque Ayrton Senna, por mais completo que seja, podendo atender todas as modalidades citadas tendo a possibilidade de natação também só atende algumas, devido ao uso da estrutura para a vacinação”.

Atletismo

A formação ofertada no atletismo visa tão somente o fomento da prática dos esportes. “Infelizmente não temos apoio financeiro (patrocínio) para os atletas, certamente a falta desse apoio dificulta muito o melhoramento dos resultados”, diz Sílvia Fernanda de Jesus Queiroz, que coordena o projeto de atletismo no Ayrton Senna.

Ela explica que a modalidade é ofertada à população da Capital por meio de que existem nos parques da cidade. “Atendemos iniciação infantil a partir dos 7 anos de idade, temos turmas voltadas ao preparo dos jogos escolares e também adultos, temos profissionais habilitados em todos os polos”.

Sobre a estrutura e material humano, ela diz que todos os professores que trabalham com a modalidade são profissionais de Física com registro e experiência na área.

Sílvia bate na tecla da falta de apoio financeiro como um dos maiores empecilhos. “Somente nisso Campo Grande fica pra trás comparada a grandes centros. Um atleta precisa de muito investimento, não somente estrutura, vai muito além, a rotina de treinamento para alcançar uma vaga olímpica, por exemplo, exige no mínimo de 8 a 10 horas de treinamento diários, sem um patrocínio fica humanamente impossível, fora suplementação, dieta equilibrada, fisioterapia, tênis, sapatilhas etc.”.

[Colocar ALT]
O projeto da ginástica atende crianças de 5 a 13 anos

Ginástica Artística

A ginástica talvez seja um dos esportes olímpicos com mais estrutura em Campo Grande. Antes da pandemia, o projeto da Prefeitura, que é realizado no CEFAT, possuía mais de 400 crianças.

O projeto atende crianças de 5 a 13 anos. “Atualmente, temos uma lista de espera de 120 crianças”, diz Elaine Mitsuko Nagano, coordenadora do projeto.

Ela explica que apesar de parte do trabalho ser feito no contexto do lazer, o trabalho também identifica atletas com potencial e faz um trabalho específico. “Quando identificamos potencial em uma criança, colocamos ela numa turma mais avançada onde o trabalho é feito de forma diferenciada, com nível maior”.

Campo Grande possui dois times mirins, que inclusive estão prestes a disputar o Campeonato Brasileiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Homem fica ferido após moto parar debaixo de carreta em Sidrolândia

Sem trégua: baixa umidade do ar predomina e mantém alerta de riscos em MS

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Prefeitura veta projeto de ar condicionado nos ônibus de Campo Grande

Rapaz é encontrado morto na BR-163 e suspeita é de atropelamento em MS

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Bebê

Laudo apontou que bebê morreu asfixiada enquanto era estuprada pelo pai em MS

Delegação de vereadores da fronteira com MS discutem Aeroporto Binacional de Ponta Porã

Últimas Notícias

Polícia

PRF apreende mais de três mil maços de cigarros contrabandeados na BR-419

Três pessoas foram presas

Política

Respiro de legalidade, avalia Coronel David sobre voto de Fux

O deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Coronel David (PL) avaliou como ‘respiro de legalidade e equilíbrio’, o voto contrário do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) ao do colega Alexandre de Moraes, sobre as medidas cautelares impostas ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Fux foi o último dos ministros do Supremo a se … Continued

Esportes

Cerveja, cigarro e tadalafila: Corinthians teria bancado mais de R$ 86 mil em gastos pessoais de Duílio

Planilha mostra cupons e notas fiscais com compras e produtos sem relação com o clube; ex-presidente nega

Famosos

Marília Mendonça vai ganhar série na Prime Video; cantora faria 30 anos nesta terça

Série terá acesso exclusivo a arquivos pessoais de Marília e exibirá depoimentos de amigos e familiares