Cotidiano

Com rajadas de vento, sul-mato-grossenses enfrentam sensação térmica de 0ºC nesta quarta

Extremo sul de MS teve registro de geada nesta madrugada e rajadas de 48 km/h

Gabriel Maymone Publicado em 28/07/2021, às 08h18

Chegada de massa de ar polar veio com chuva fina em Campo Grande
Chegada de massa de ar polar veio com chuva fina em Campo Grande - Henrique Arakaki / Midiamax

Você já teve a impressão de estar sentindo mais frio do que a temperatura do termômetro estava indicando? Saiba que não é o seu psicológico, mas sim a sensação térmica, que nada mais é que a combinação da temperatura com outras condições meteorológicas como vento e umidade relativa do ar.

Na madrugada desta quarta-feira (28), a chegada da onda de frio que deve ser a mais intensa do anofez a temperatura despencar. Com ela, a mudança climática veio acompanhada de rajada de ventos de até 48 km/h em Campo Grande. No sul do Estado, a sensação térmica chegou a 0 °C e houve registro de geada em Iguatemi. Este fenômeno também está relacionado com o vento frio.

Apesar da forte rajada de vento, a velocidade média do vento na Capital foi de 10 km/h. Isso significa que o município, que teve mínima de 7,8 °C às 7 horas, conforme a estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), teve sensação térmica de 4 °C.

A temperatura mais baixa do estado foi em Iguatemi, onde os termômetros marcaram 4,4 °C, mas o vento fez com que os moradores sentissem como se estivessem num frio de 0 °C. Além disso, a região que fica no extremo sul do estado teve geada, que é quando o vento gelado congela as gotículas de água do ar, que forma uma camada fina de gelo sobre lavouras ou carros.

Confira as mínimas em algumas cidades de MS nesta quarta-feira:

  • Ponta Porã: 4,9 °C
  • Dourados: 7,3 °C
  • Aral Moreira: 5,1 °C
  • Itaquiraí: 5,2 °C
  • Ivinhema: 6,7 °C

Mais frio por aí...

A previsão do tempo indica que vai esfriar durante essa quarta-feira e a manhã de quinta-feira pode ser a mais fria do ano.

Em Sete Quedas, no extremo sul de MS, a mínima prevista é de 1ºC, com sensação térmica que deve ser negativa. Já Ponta Porã e Dourados devem ter mínima na casa dos 2ºC e também devem ter sensação térmica abaixo de 0ºC. Em todo o centro-sul há risco de geada, porém, com mais chance na região sul e de fronteira com o Paraguai.

Em Campo Grande, o frio pode alcançar os 5ºC e a sensação, dependendo do vento, pode ser de até 0ºC. Também há possibilidade de geada por aqui.

E depois?

A partir de sexta-feira a massa de ar polar começa a perder força e as temperaturas começam a apresentar alta gradativa.

No fim de semana, as tardes já começam a ficar quentes, com manhãs e noites frias na Capital, que pode registrar 27ºC no domingo.

Jornal Midiamax