Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com quase 54 mil não vacinados, MS faz campanha para imunizar adolescentes contra covid

Campanha conta com atividades de conscientização e dia D com vacinação nas escolas
Arquivo -
vacinação Adolescentes de 12 a 17 anos devem se vacinar em MS.
Foto: Marcos Ermínio/Midiamax

Diante da proximidade das festas de e o surgimento da variante Ômicron, aumenta a preocupação das autoridades de saúde com a lentidão na campanha de vacinação em . São quase 54 mil adolescentes que não tomaram sequer a 1ª dose da vacina e, por isso, foi elaborada uma campanha com foco na juventude. 

A estratégia elaborada pelas secretarias de estado de Saúde e Educação foi divulgada nesta segunda-feira (29). O Diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcello Fraiha, explica que a preocupação aumentou com o surgimento da nova variante. “Temos preocupação com a nova variante africana, que é a Ômicron, nos preocupa muito. Ela possui mais de 50 mutações, portanto, aqueles que não se vacinaram, vacinem-se”, reforçou. 

A titular da SED (Secretaria de Estado de Educação), Maria Cecília Motta, explicou que a campanha se mostrou necessária para conscientizar a população sobre a vacinação – principalmente os pais, que decidem se os filhos podem ser imunizados. A campanha começa nesta segunda (29) e segue até o dia 6 de dezembro. 

“Não é o jovem que decide por ele, depende do que a mãe pense, o que o pai pensa [para vacinar]. A nossa campanha tem o lema ‘Estudante inteligente confia na ciência, vacine-se’”, afirmou. 

A secretária de Educação reforça que a campanha deve ocorrer em todas as escolas do estado, tanto estaduais, como municipais e até particulares. A campanha deve ser orientada por áreas de conhecimento, com atividades que envolvem criatividade, como música e poesia, para conscientizar sobre a importância da vacina. 

Já no dia 7 de dezembro, está programado o Dia D da vacinação. A ação deve acontecer em uma escola de cada município. “É dia de aula, tenho certeza que a gestão da escola vai achar um jeitinho de levar o estudante para vacinar. Queremos ser os primeiros a vacinar o jovem de 12 a 18 anos e estamos contando com o diretor, o coordenador, o administrativo, os pais e os estudantes. Se apropriem da ciência”, reforçou. 

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), são 53.995 adolescentes que não tomaram nem a 1ª dose da vacina em Mato Grosso do Sul. Além disso, 102.603 adolescentes não tomaram a 2ª dose da vacina. 

Com nova variante, ‘todo cuidado é pouco’

Mas, afinal, Mato Grosso do Sul deve se preocupar com o surgimento da variante Ômicron? Considerando uma das taxas de imunização mais altas do país, com 70% da população geral imunizada e 89% dos adultos com as duas doses tomadas, MS conquistou uma posição considerada ‘confortável’ na pandemia, com uma média móvel de mortes abaixo de dois. Mesmo assim, o infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e professor da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Julio Croda, avalia que uma nova variante oferece riscos. 

“Com certeza [há riscos]. Ainda não temos dados em relação ao escape da resposta imune, então todo cuidado é pouco neste momento, principalmente para reduzir a transmissão”, reforça o médico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

ciclistas ciclovia

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Durante o evento, o campeão paralímpico Yeltsin Jacques alcançou a melhor marca do ano nos 1500 metros

MidiaMAIS

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

O Midiamax separou cinco receitas deliciosas para curtir o Dia das Mães em família no clima frio do Mato Grosso do Sul; confira

Política

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Segundo a parlamentar, a convocação na CPI das Bets é necessária pela popularidade de Virgínia no mercado digital

Cotidiano

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Mato Grosso do Sul é o único estado com dia ‘D’ em duas cidades. Ação também ocorre em Dourados