O secretário estadual de saúde, , disse que recebeu informação do de que a distribuição da nova remessa de vacina contra começaria na quarta-feira (24). Apesar de não haver confirmação oficial, a expectativa é de que os imunizantes cheguem no mesmo dia ao Estado.

“A informação é de que mais 3,4 milhões de doses começam a ser distribuídas até amanhã”, comemorou Resende. Desse total, 1,2 milhão faz parte de lote da CoronaVac entregue pelo Instituto Butantan e o restante é do imunizante da AstraZeneca/Oxford, que chegou nesta terça-feira da Índia.

Apesar da previsão de chegada das novas doses, o governo federal não detalhou a quantidade que será enviada a cada Estado. A previsão seria de que MS receberia cerca de 93 mil doses. Pela proporção, o Estado deve receber em torno de 30 mil doses esta semana.

Então, Geraldo Resende afirmou que as novas doses serão usadas para ampliar a vacinação para a população quilombola e ribeirinha.

Assim, MS terá recebido, em fevereiro, dois carregamentos de vacinas. Mas, o ritmo deve aumentar. “Depois vai ter uma distribuição mais regular no mês de março”, completou Resende.

A expectativa agora é para março, onde deverão ser destinadas à MS mais 414.744 doses, sendo 215.092 vacinas da CoronaVac para duas doses e 199.652 da AstraZeneca. Ao todo, até março, MS receberá 507.788 doses de vacinas.

Vacinação em MS

Mato Grosso do Sul já recebeu 222.746 doses, em quatro carregamentos enviados pelo Ministério da Saúde. A primeira remessa chegou no dia 18 de janeiro, com um lote de 158,7 mil doses da vacina Coronavac.

O segundo lote desembarcou no Estado em 24 de janeiro, com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. Já o terceiro lote chegou ao Estado em 25 de janeiro, em um reforço de mais 10,2 mil doses da Coronavac. A quarta remessa com 32 mil doses de vacina contra a Covid-19 foi entregue ao Governo do Estado no dia 7 de fevereiro.