Pular para o conteúdo
Cotidiano

Butantan atrasa produção e MS deve ficar apenas com 29 mil vacinas contra Covid-19

No mesmo dia em que informou ao governo de Mato Grosso do Sul que iria enviar 93.044 doses de vacina contra Covid-19 na terça-feira (19), o Ministério da Saúde avisou que irá “rever o quantitativo” a ser entregue aos Estados. A expectativa da SES (Secretaria de Estado de Saúde) é de que a nova remessa […]
Arquivo -

No mesmo dia em que informou ao governo de Mato Grosso do Sul que iria enviar 93.044 doses de vacina contra Covid-19 na terça-feira (19), o Ministério da Saúde avisou que irá “rever o quantitativo” a ser entregue aos Estados. A expectativa da SES (Secretaria de Estado de Saúde) é de que a nova remessa seja cerca de 29 mil doses.

Isso porque a previsão era de que seriam 91.116 vacinas produzidas pelo Butantan e outras 1.848 da AstraZeneca/Oxford referentes a segunda dose. Assim, o total previsto é de 29.182 doses.

“Nossa expectativa se frustrou, na medida que a gente vai receber só 1/3 do quantitativo esperado”, lamentou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, acrescentando que com as novas doses será possível iniciar a ção da população quilombola e ribeirinha.

vacinação Covid-19
Secretário de saúde de MS, Geraldo Resende, lamentou número reduzido de vacinas. (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

O problema ocorreu após o Instituto Butantan informar, na noite de quinta-feira (18), que a produção da – produzida em parceria com o laboratório chinês SinoVac – atrasou e que irá entregar apenas 30% do combinado em fevereiro.

A expectativa da SES era de que com a nova remessa seria possível concluir a vacinação dos profissionais de saúde e idosos a partir de 80 anos, e iniciar a imunização de outros grupos.

A expectativa agora é para março, onde deverão ser destinadas à MS mais 414.744 doses, sendo 215.092 vacinas da CoronaVac para duas doses e 199.652 da AstraZeneca. Ao todo, até março, MS receberá 507.788 doses de vacinas.

Atraso

Conforme contrato entre o Instituto Butantan e o governo federal, estavam previstas a entrega de 9,3 milhões de doses em fevereiro. Entretanto, O instituto entregou 1,1 milhão de doses do imunizante no dia 5 e, a partir do dia 23 deve entregar um lote com 3,4 milhões de doses para o governo federal, totalizando 4,5 milhões, o equivalente a 4,8 milhões de doses a menos.

“O Ministério da Saúde omite e ignora fatos em seu comunicado oficial. Deixa de informar que, como é de conhecimento público, o desgaste diplomático causado pelo governo brasileiro em relação à China provocou atrasos no envio da matéria-prima necessária para a produção da vacina”, informou o instituto.

Vacinação em MS

Mato Grosso do Sul já recebeu 222.746 doses, em quatro carregamentos enviados pelo Ministério da Saúde. A primeira remessa chegou no dia 18 de janeiro, com um lote de 158,7 mil doses da vacina Coronavac.

O segundo lote desembarcou no Estado em 24 de janeiro, com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. Já o terceiro lote chegou ao Estado em 25 de janeiro, em um reforço de mais 10,2 mil doses da Coronavac. A quarta remessa com 32 mil doses de vacina contra a foi entregue ao Governo do Estado no dia 7 de fevereiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional