Cotidiano

Com pouco sangue no estoque, Hemosul de Dourados convoca doares

Quem tomou vacina contra Covid deve ficar atento aos prazos de inaptidão estipulados para cada laboratório

Marcos Morandi Publicado em 04/08/2021, às 07h09

Entre as tipagens com menor quantidade no estoque estão O+, O- e o B+
Entre as tipagens com menor quantidade no estoque estão O+, O- e o B+ - Reprodução

O Hemosul de Dourados continua precisando da colaboração de doadores de sangue. Entre as tipagens com menor quantidade no estoque estão O+, O- e o B+. Entretanto, as demais especificações sanguíneas também são aceitas.

Para doar sangue é necessário estar bem alimentado, hidratado, pesar mais de 55 quilos, levar um documento oficial com foto e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal.

O Hemosul Dourados fica na rua Waldomiro de Souza, 295, na Vila Industrial. O atendimento nas segundas, quartas e sextas-feiras é das 7h às 12h30, terças e quintas-feiras, das 7 às 17h. Lembrando que a unidade fecha das 12h às 13h para almoço.

Orientações quanto a vacinas

As vacinas impedem temporariamente a doação de sangue. Quem tomou a vacina da gripe deve aguardar 48 horas. “Quanto a vacina contra Covid-19, quem tomou Coronavac tem que respeitar o prazo de 48 horas, e quem tomou AstraZeneca, Janssen ou Pfizer o intervalo é de 7 dias”, explica a coordenadora da unidade, Márcia Regina Miranda Tinos.

Covid-19

Candidatos que apresentaram infecção pela Covid-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica. Ou seja, só podem doar um mês depois do fim dos sintomas.

Jornal Midiamax