Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com perigo na divisa com estados, MS analisou 550 casos suspeitos para variante delta

Chegada da nova cepa pode ameaçar planos de retomada econômica no Estado
Arquivo -

Já presente em estados que fazem divisa com Mato Grosso do Sul, a já causou pelo menos 21 mortes de pacientes no país e tem preocupado as autoridades de saúde. Em MS, a nova cepa ainda não foi confirmada, mas 550 amostras de pacientes já foram analisadas. A variante de origem indiana é mais transmissível que as outras cepas e tem causado problemas mesmo em países com maioria da população vacinada, como os Estados Unidos. 

Dados obtidos com a Vigilância em Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam que 550 casos foram analisados para a variante delta, mas nenhum foi confirmado. Ao todo, 431 amostras foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz. O Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) ainda realizou parceria com o laboratório da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e encaminhou 119 amostras para sequenciamento. 

Com a proximidade da variante, que pode ameaçar o plano de retomada econômica, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, continua afirmando que o plano de MS é o de vacinar o máximo de pessoas possível. 

“Avançar na ção é o principal método para evitar que a variante delta chegue a Mato Grosso do Sul. E, se chegar, que tenhamos a população imunizada. Acredito piamente que o trabalho em Mato Grosso do Sul, que nos coloca em primeiro lugar na imunização, vai fazer com que ela [variante] possa encontrar nossa gente preparada”, disse, na manhã desta terça (3). 

Resende comentou sobre a celebração de convênios para que o Estado possa fazer a análise das variantes sem precisar encaminhar amostras para São Paulo. “Para que tenhamos em Mato Grosso do Sul um laboratório e, assim, não necessite buscar fora do estado o sequenciamento completo dessas variantes que possam estar circulando em MS”. 

Preocupação com variante delta e lockdown na divisa

Há poucos dias, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) demonstrou preocupação com a variante Delta, principalmente nas cidades que fazem divisa com outros estados. A nova cepa começa a cercar MS e já está presente nos estados vizinhos, como Goiás, São Paulo e Paraná. 

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, tem reforçado que, mesmo com o avanço da vacinação, o coronavírus continua presente em Mato Grosso do Sul. “A preocupação maior é porque nos estados vizinhos já existe a variante delta, em São Paulo, Goiás e no Paraná. Temos aí um percentual expressivo de casos novos em cidades perto das fronteiras com esses estados”, ressaltou durante live no dia 23 de julho. 

Além disso, o município de Chapadão do Sul, que faz divisa com Goiás, chegou a determinar lockdown por um período de quatro dias. No documento, até mesmo os supermercados deveriam fechar as portas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

operário série D

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Nelsinho Trad Donald Trump

Nelsinho convoca reunião extraordinária para discutir ‘tarifaço’ de Trump

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

inocencia

Empresa abre vagas para obras e ‘construção pesada’ em Inocência

Últimas Notícias

Polícia

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Polícia Militar levou grupo para delegacia após invasão da área

Cotidiano

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Moradores puderam emitir documentos, ter acesso a consultas médicas e exames preventivos

Trânsito

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

Duas crianças e um adolescente, além de três adultos ficaram feridos após colisão entre carreta e picape

Brasil

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Artista e professor morreu aos 88 anos, vítima de um câncer