Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com pandemia, cobertura vacinal contra Influenza dobrou nas crianças de Campo Grande

Infectologista destaca a importância da vacina nas crianças, que podem ser infectadas mais facilmente
Arquivo -

A preocupação em garantir imunizantes durante tempos de pandemia fizeram a cobertura vacinal contra a dobrar em crianças de neste ano. Na Capital, 57,64% dos pequenos de seis meses a menores de seis anos foram imunizados contra a H1N1 na primeira fase de vacinação da campanha de 2021.

Isso significa que 37.792 crianças dessa faixa etária tomaram a vacina contra a Influenza em Campo Grande. No ano anterior, antes da pandemia entrar em estado crítico em Mato Grosso do Sul, a procura foi duas vezes menor.

Em 2020, apenas 18.830 crianças se imunizaram contra a Influenza na Capital. Os pequenos representam 28,72% do público estimado para a campanha daquele ano.

Os dados foram levantados pelo Jornal Midiamax junto à (Secretaria de Estado de Saúde). “Mesmo com o aumento considerável na cobertura, ela ainda está abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%”, destacou a Secretaria.

De acordo com a infectopediatra, Delmina da Rocha, com a baixa cobertura vacinal para Influenza existe um maior risco de ter mais casos da doença. Ela explica que o vírus se espalham de pessoas para pessoas, principalmente por espirros ou tosses de indivíduos já infectados.

“Como as crianças pequenas convivem em ambientes fechados, a transmissão é facilitada”, ressalta. Além disto, ela detalha que “as vias aéreas das crianças são menores, podendo os sintomas da serem mais exacerbados nessa faixa etária e o Sistema Imune da criança também está em desenvolvimento”.

Sem vacina, mais chances de infecção

Como a vacinação alcançou pouco mais da metade do público estimado. A infectopediatra destaca que crianças não vacinadas podem ter maior chance de serem infectadas pela Influenza. “Poderia desenvolver complicações que podem ser Insuficiência Respiratória e Infecções Bacterianas Secundárias, como Otite, Sinusite e até mesmo Pneumonia”, diz a profissional.

Delmina comenta que “um agravante é que os sintomas da Doença causada pelo Influenza e pelo SARSCov 2, Covid-19, são semelhantes”, Então, ela destaca que a baixa cobertura vacinal pode causar mais casos de Gripe. Assim, “ficaremos na dúvida de ser Covid ou não, necessitando de exames, onerando ainda mais o Sistema de Saúde”.

Além disto, com a possibilidade de retorno das aulas presenciais, a infectopediatra afirma que crianças com sintomas respiratórios não devem ir à escola ou à creche. “A prevenção é o melhor remédio, por isso é importante aumentar a cobertura”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira