Tem chamado atenção a “onda” de cancelamento do Carnaval de quase 60 cidades no interior de São Paulo, incluindo algumas muito tradicionais. As gestões estão alegando principalmente o medo de que a aglomeração causada pelo evento dê nova força ao coronavírus e também falta de recursos financeiros causados pela própria pandemia.

O fato acendeu o sinal de alerta em muitos estados, tanto do poder público quanto da população. Em Mato Grosso do Sul, por enquanto, as autoridades garantem que o Carnaval vai acontecer em 2022.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de de Mato Grosso do Sul, Cegonha, não houve cancelamento de nenhuma cidade tradicional. “As três cidades que possuem ligas, Campo Grande, Corumbá e ainda mantêm o carnaval”.

Cegonha disse que o que está acontecendo em São Paulo serve de alerta, mas pondera que cada estado tem suas particularidades. “Por isso, por enquanto, está tudo mantido”

O governador também falou sobre o assunto nesta quarta-feira (24). Ele, inclusive, anunciou que está mantida para este sábado (27) a transferência de recurso para ligas e blocos carnavalescos.

“Acho que se houver consciência e avanço da vacinação, nós vamos conseguir manter sim o Carnaval. Por enquanto, não tem por que cancelar”.

Expectativa do interior

Muitos municípios de Mato Grosso do Sul estão considerando a possibilidade de realizar o Carnaval de 2022 como um dos principais instrumentos para alavancar a atividade econômica, tão afetada no período de pandemia. O setor de serviço, como bares, restaurantes, hotéis, e outros, deve ser o mais beneficiado em cidades com tradição na realização do evento.