Cotidiano

Com 'onda' de cancelamento do Carnaval em SP, Governo assegura evento em MS ano que vem

Por enquanto, cidades tradicionais não trabalham com possibilidade de cancelamento. Governador, inclusive, transfere recursos este final de semana

Lucas Mamédio Publicado em 25/11/2021, às 14h42

Bloco de rua no Carnaval de Corumbá em 2020
Bloco de rua no Carnaval de Corumbá em 2020 - (Foto: Divulgação/Prefeitura Corumbá)

Tem chamado atenção a “onda” de cancelamento do Carnaval de quase 60 cidades no interior de São Paulo, incluindo algumas muito tradicionais. As gestões estão alegando principalmente o medo de que a aglomeração causada pelo evento dê nova força ao coronavírus e também falta de recursos financeiros causados pela própria pandemia.

O fato acendeu o sinal de alerta em muitos estados, tanto do poder público quanto da população. Em Mato Grosso do Sul, por enquanto, as autoridades garantem que o Carnaval vai acontecer em 2022.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Cegonha, não houve cancelamento de nenhuma cidade tradicional. “As três cidades que possuem ligas, Campo Grande, Corumbá e Aquidauana ainda mantêm o carnaval”.

Cegonha disse que o que está acontecendo em São Paulo serve de alerta, mas pondera que cada estado tem suas particularidades. “Por isso, por enquanto, está tudo mantido”

O governador Reinaldo Azambuja também falou sobre o assunto nesta quarta-feira (24). Ele, inclusive, anunciou que está mantida para este sábado (27) a transferência de recurso para ligas e blocos carnavalescos.

“Acho que se houver consciência e avanço da vacinação, nós vamos conseguir manter sim o Carnaval. Por enquanto, não tem por que cancelar”.

Expectativa do interior

Muitos municípios de Mato Grosso do Sul estão considerando a possibilidade de realizar o Carnaval de 2022 como um dos principais instrumentos para alavancar a atividade econômica, tão afetada no período de pandemia. O setor de serviço, como bares, restaurantes, hotéis, e outros, deve ser o mais beneficiado em cidades com tradição na realização do evento.

Jornal Midiamax