Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com novo processo na Anvisa, compra da Sputnik V para Rio Brilhante emperra

A compra de 20 mil doses da Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19, pela prefeitura de Rio Brilhante, município no sul de Mato Grosso do Sul, não deve ser concluída até a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizar o uso emergencial do imunizante. Um novo pedido foi apresentado nesta sexta-feira (26). O prefeito […]
Arquivo -

A compra de 20 mil doses da , vacina russa contra a Covid-19, pela prefeitura de , município no sul de Mato Grosso do Sul, não deve ser concluída até a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizar o uso emergencial do imunizante. Um novo pedido foi apresentado nesta sexta-feira (26).

O prefeito Lucas Foroni (MDB) recebeu nesta semana representantes do Gamaleja Instituto de Epidemiologia e Microbiologia, que vieram de , mas a formalização do contrato não pode ser feita. “Necessitamos da Anvisa. Existe a possibilidade dessas doses serem absorvidas pelo PNI [Programa Nacional de Imunização], mas temos uma boa perspectiva”, disse ao Jornal Midiamax.

Na semana passada, o Ministério da Saúde assinou contrato para a compra de 10 milhões de doses. O lote será importado da Rússia através do laboratório União Química, que representa o Gamaleya no Brasil. Estados do adquiriram outras 37 milhões e prefeituras pelo País também estão comprando o imunizante diretamente do Fundo Soberano Russo.

Uso emergencial

Em janeiro, a União Química apresentou pedido de uso emergencial da Sputnik V, mas a Anvisa não avaliou o pedido após alegar que faltavam documentos. Agora, o laboratório brasileiro garante que entregou toda a documentação exigida.

“Composto de informações, dados, resultados de testes clínicos, dentre outras informações, este novo pedido de uso emergencial segue rigorosamente as orientações e regras regulatórias da Anvisa, bem como o disposto na Lei Nº 14.124, de 10 de março de 2021”, informou em nota.

Os estados e municípios como Rio Brilhante que buscaram a compra direta da vacina estão respaldados por uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). No mês passado, o ministro Ricardo Lewandowski autorizou a importação desde que três órgãos sanitários estrangeiros aprovem o uso do imunizante.

Anúncio

No último sábado (20), a prefeitura anunciou a compra de 20 mil doses da Sputnik V. A Secretaria Municipal de Saúde estima que serão imunizadas 10 mil pessoas com esse quantitativo, considerando que a vacina tem eficácia por meio de duas doses.

A cidade tem 9.299 pessoas no grupo prioritário, que inclui idosos, trabalhadores da saúde, professores, entre outros. Com a aquisição, será possível ampliar a campanha de vacinação para pessoas de até 45 anos.

O termo prevê ainda a aquisição de mais 10 mil doses. O pagamento só será feito após a entrega dos imunizantes em .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fundect

Estagiários reclamam de falta de data fixa para pagamentos de bolsas da Fundect: ‘pagam quando querem’

Gonet diz que Cid omitiu fatos em colaboração e se opõe a perdão definitivo

Lições de honestidade de meu velho Pai

pavimentação

Drenagem e asfalto nas ruas de Rio Verde irão custar R$ 15,89 milhões

Notícias mais lidas agora

Prejuízo imediato: suspensão de carne aos EUA compromete estabilidade em MS, analisa Famasul

campo grande cidade de cobras

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

Pedreiro fica ferido após parede cair durante obra no Novos Estados, em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

‘Ameaça para negociar’: Deputado não acredita que tarifaço de Trump se concretize

MS suspendeu exportação de carne para EUA e preços devem cair no estado

Polícia

Investigadores presos com carga contrabandeada de cigarros são demitidos da Polícia Civil de MS

Investigadores ‘roubaram’ a carga de um contrabandista

Política

‘Esperado depois da maluquice de Trump’, diz Paulo Duarte após MS parar de exportar carne para os EUA

Trump decidiu taxar em 50% os produtos brasileiros e frigoríficos de MS deram 'resposta' deixando de exportar para os EUA

Famosos

Investigador paranormal morre durante turnê com a boneca Annabelle original

Investigador paranormal, Dan Rivera viajava com Annabelle, a boneca mal-assombrada, quando morreu misteriosamente; entenda