Submerso por anos, o antigo Farol do Balduíno, localizado em frente à prainha do Porto Geral, em Corumbá, reapareceu no mês passado devido ao baixo nível do Rio na região. 

Com o nível normal do rio, a antiga estrutura fica submersa, após ter caído anos atrás. No seu lugar, um novo farol foi erguido, mas o antigo continuou caído ao seu lado. Devido a estiagem, o nível do Rio Paraguai tem atingido níveis históricos abaixo do normalidade. 

Farol com o nível normal no rio. (Foto: Flick)

 

Com o ressurgimento do farol, vereadores do município sugeriram o e recuperação da estrutura para restauração. O pedido foi direcionado ao prefeito Marcelo Iunes, no sentido de que sejam realizadas tratativas cabíveis junto aos órgãos federais, como a do Brasil, Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e da Secretaria do Patrimônio da União, no sentido de obter informações para retirada da estrutura e posterior restauração.

O procedimento deve ser feito para ser instalado mais tarde, na própria região do Porto Geral, por se tratar de um monumento histórico.

Confira o vídeo que mostra a situação do Rio Paraguai: