Com máscaras N95 falsas no mercado, infectologistas recomendam proteção de tecido
Infectologistas destacam que a boa e já conhecida máscara de tecido é mais eficiente do que uma N95 falsa.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a recomendação de diversos governos europeus de que as máscaras N95 são mais eficientes contra o Coronavírus, a procura pelos itens aumentou no Brasil. Entretanto, existem muitos produtos falsificados sendo comercializados. Assim, infectologistas destacam que a boa e já conhecida máscara de tecido é mais eficiente do que uma N95 falsa.
De acordo com dados do Google, em janeiro as buscas por máscara n95 cresceram 20%, em relação a dezembro de 2020. Os valores de comercialização do produto variam, em Campo Grande, por exemplo, a unidade divulgada em sites de comércio vai de R$ 5 até R$ 27,5.
Assim, a infectologista Raquel Stucchi destaca que é importante se atentar aos detalhes do produto. No entanto, afirma que só há garantia de que o item é original se ele for desmontado para chegar as camadas. “A aparência pode enganar. Só é possível afirmar se um produto é original ao checar se ele tem todas as camadas de proteção”, explica.
Em entrevista à CNN, a especialista esclarece que a N95 deve ter as seguintes camadas: uma externa de fibra sintética de polipropileno; a do meio de fibras sintéticas estrutural; a filtrante de fibra sintética com tratamento eletrostático; e por fim, a camada interna de fibra sintética de contato facial.
Máscaras caseiras como primeira opção
Vale lembrar que no Brasil não foi feita a recomendação do uso coletivo de máscaras N95 ou cirúrgicas. Então, mesmo com a comprovação da eficiência destes EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), a máscara de tecido continua sendo a sugerida no país.
Assim, a Raquel afirma que é possível conter a disseminação do coronavírus no Brasil com o uso correto das máscaras de tecido. “É melhor uma máscara de tecido feita em casa do que uma N95 falsa”, destaca a infectologista.
Além disto, ela explica que “para Covid-19, em uso cotidiano, não há recomendação de uso de N95. Não tem utilidade porque a transmissão da Covid-19 na comunidade é por gotículas. Para bloquear a transmissão por gotículas, a máscara de tecido cumpre bem o seu papel, desde que seja produzida corretamente”.
Ainda pretende comprar uma N95?
Se a resposta for sim, você deve se atentar para alguns aspectos dos EPIs. Para evitar compras de produtos falsos e possíveis riscos à saúde, a infectologista afirma que sempre “devemos desconfiar de máscaras cirúrgicas que oferecem um preço muito reduzido”.
No mais, ela listou alguns pontos que devem ser chegados durante a compra online do produto e como verificar a qualidade da máscara N95 adquirida:
- Verificar se o anúncio possui erros de digitação, falhas ou textos fictícios de recomendação
- Desconfiar de produtos com propaganda no nome seguido de “original”, “real”, “genuíno”. Pois marcas bem conceituadas e vendedores confiáveis não precisam provar a qualidade do item desta forma
- Cheque os comentários do produto
- Verifique se o comerciante vende aquele item ao longo do tempo ou se começou recentemente
- Quando a máscara chegar, confira se ela possui marcação da aprovação do Inmetro de forma legível
- Conferir se o produto segue as especificações da ABNT, de acordo com o documento oficial
- Verifique as marcações exigidas pelo Inmetro, que são de classe da PFF – S ou SL -, identificação do fabricante e lote de fabricação
- Por fim, na embalagem do produto devem vir as informações sobre: identificação do fabricante; classe da PFF (PFF1, PFF2 ou PFF3), seguida das siglas (SL) ou (S) de acordo com a sua capacidade de resistência ou não ao aerossol oleoso
Notícias mais lidas agora
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
Últimas Notícias
Tio e sobrinho suspeitos de relação com morte de delator do PCC são soltos em menos de 24 horas
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo indicou suposta irregularidade na prisão
Homem morre após cair e bater a cabeça em toboágua de Balneário em Campo Grande
A vítima estava em pé e descia o brinquedo com uma menina de 7 anos
Motociclista sem CNH é encaminhando à Delegacia após se envolver em acidente no Coronel Antonino
A moto foi retirada do local da colisão pelo garupa
CAC faz vários disparos em edifício de São Paulo e é preso com fuzil, carabina e granada
Arsenal estava no apartamento, em Pinheiros, região nobre da capital paulista
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.