Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS bate recorde de mil óbitos em apenas 19 dias e passa das 5 mil mortes por coronavírus

No início da pandemia, Estado levou 162 dias para registrar mil mortes por Covid-19
Arquivo -
prefeitura cemitério
Promotoria prevê multa caso o cemitério não seja interditado. Foto: Marcos Ermínio, Midiamax.

alcançou nesta quarta-feira (14) a marca de 5 mil mortes causadas pelo coronavírus. O número mostra a velocidade com que a doença tem avançado, já que há apenas 19 dias o Estado registrava a marca de 4 mil mortes. Em menos de três semanas, Mato Grosso do Sul teve mil novas mortes e o dado assusta se compararmos com o início da pandemia, quando o Estado levou 162 dias para registrar a mesma quantidade de óbitos.

Os dados mostram que a velocidade de óbitos aumentou 8,5 vezes em Mato Grosso do Sul em comparação com o início da pandemia. Se até atingir os primeiros mil mortos, o Estado tinha uma média de 6,17 mortes por dia, agora a situação é bem diferente. Com mil novos mortos registrados em 19 dias, a média é de 52,6 óbitos por dia em MS. 

No dia 31 de março, Mato Grosso do Sul noticiou a primeira morte por . A vítima era uma idosa de 64 anos, moradora de Batayporã. A marca de 1 mil óbitos em MS só foi atingida no dia 9 de setembro, 5 meses depois. Conforme a pandemia foi passando, a velocidade das mortes aumentou, porém a situação ficou ainda mais crítica em 2021, com as novas variantes do coronavírus circulando no estado. 

Se para chegar nas primeiras mil mortes, foram necessários 162 dias de pandemia, o Estado precisou de mais 100 dias para chegar a 2 mil óbitos, dado registrado em dezembro. Os 3 mil falecimentos foram anunciados em fevereiro deste ano, apenas 51 dias depois. Em seguida, 47 dias depois, MS chegou a 4 mil mortes por coronavírus, no dia 26 de março. Menos de um mês depois, nesta quarta (14), o Estado atinge a marca de 5 mil óbitos. 

Os dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostram como aumento a velocidade das mortes no Estado. Com a nova variante do coronavírus circulando em MS, o tempo médio de internação dos pacientes que morrem pela doença tem sido de apenas dois dias. O dado mostra como a nova variante P1 é perigosa, já que no início do ano, os pacientes ficavam em média duas semanas internados antes de morrer. 

Além disso, cresceu o número de pessoas que morreram por Covid-19 em Mato Grosso do Sul e não tinham nenhuma doença prévia, chamadas comorbidades. Em menos de dois meses, o Estado teve mais que o dobro de vítimas fatais do coronavírus sem histórico de doenças e atingiu 59 óbitos nestas circunstâncias.

Dados do Ministério da Saúde apontam que apesar do aumento de mortes em Mato Grosso do Sul, o estado ainda tem a menor taxa de mortalidade, em comparação com estados do Centro-Oeste. Conforme dados do Ministério, MS tem uma taxa de 177,8 mortos por coronavírus a cada 100 mil habitantes. O número é menor do que a taxa registrada em Goiás (186,1), (229,0) e Mato Grosso (247,4). Porém, a taxa de mortalidade de MS ainda é maior do que a taxa do Brasil, que é de 170,6 mortos por Covid-19 para cada 100 mil habitantes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV