Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com mais de 3 mil mortes, MS tem 14ª maior índice de mortalidade no país

Mato Grosso do Sul chega a 3.024 mortes registradas por coronavírus desde o início da pandemia. Com isso, o estado tem uma taxa de mortalidade de 108,4 óbitos por Covid-19 a cada 100 mil habitantes, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. O número coloca MS como o 14ª estado no ranking das […]
Arquivo -

chega a 3.024 mortes registradas por coronavírus desde o início da . Com isso, o estado tem uma taxa de mortalidade de 108,4 óbitos por Covid-19 a cada 100 mil habitantes, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. O número coloca MS como o 14ª estado no ranking das maiores taxas de mortalidade do Brasil. 

Conforme dados atualizados pelo Ministério da Saúde na noite de domingo (7), MS tem a menor taxa de mortalidade do Centro-Oeste. Enquanto MS tem 108,4 mortes por coronavírus a cada 100 mil habitantes, Goiás tem a taxa de mortalidade em 109,8, Mato Grosso tem taxa de 149,9 e o Distrito Federal amarga o primeiro lugar na região, com 153,2 óbitos a cada 100 mil moradores.

O estado do Amazonas, que vive uma colapso na saúde pública, tem a maior taxa de mortalidade do país: 217,2 mortes a cada 100 mil moradores. Em segundo lugar, está o , com taxa de mortalidade de 177,2; em terceiro o Distrito Federal, com 153,2; em quarto o Mato Grosso, com 149,9 e em quinto lugar o Espírito Santo, com 149,2. Os estados com as menores taxas de mortalidade são: Maranhão (67,5), Bahia (69,7) e Minas Gerais (75,3).

Há uma diferença entre taxa de letalidade e de mortalidade. A taxa de letalidade é um parâmetro usado para medir a gravidade do coronavírus. A taxa representa a porcentagem de pacientes infectados que morreram. Ou seja, a letalidade mede a chance de uma pessoa morrer em consequência da Covid-19. Já o índice de mortalidade mede a chance de uma pessoa sem a doença se infectar e depois morrer.

Apesar de não estar no topo do ranking de mortalidade, Mato Grosso do Sul ainda tem um longo caminho a enfrentar para superar a pandemia de coronavírus. Durante as lives da SES (Secretaria de Estado de Saúde), a secretária adjunta Crhistinne Maymone tem alertado sobre o perigo da nova cepa do coronavírus. Mesmo com a chegada da vacina, a população deve continuar com o distanciamento social, uso de máscaras e cuidados com higiene pessoal.

Homens e idosos são maioria das mortes registradas

Dados da SES mostram que a grande maioria dos óbitos por coronavírus registrados em Mato Grosso do Sul é de idosos, já que eles fazem parte do e são mais vulneráveis às formas graves da doença. Das 3.024 mortes registradas, 75,9% eram de pacientes com 60 anos ou mais. 

Os homens são maioria entre os óbitos registrados, com 54,8%. Já as mulheres representam 45,2% dos óbitos. Além disso, os dados ainda mostram que os homens apresentam uma taxa de letalidade maior, de 2,1%. Já as mulheres têm 1,5% de letalidade pelo coronavírus. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PM condenado por venda de arma é nomeado para chefiar secretaria de Nova Alvorada do Sul

Chefe da Otan diz que tarifas de Trump contra Rússia têm Brasil, China e Índia como alvo

Cantores sertanejos doam violões autografados para leilão em apoio à Santa Casa de Campo Grande

Ex-ministro ameaçado de prisão por Alexandre de Moraes será homenageado pela Câmara de Vereadores

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Trump perguntou a Zelenski se Ucrânia conseguiria bombardear Moscou, diz jornal

Últimas Notícias

Política

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Novamente golpistas tem usado foto de perfil e nome da senadora Soraya Thronicke (Pode) para cometer crimes

Trânsito

‘Sonho realizado’: nutricionista que morreu em acidente comemorou a conquista da motocicleta em janeiro

Manoel Mello morreu na tarde desta terça-feira

Mundo

Dólar à vista cai 0,47% com negociação sobre tarifas no radar

Possível negociação entre Brasil e EUA influenciou na perspectiva dos investidores

Esportes

Santos confirma jogo contra o Juventude para o MorumBis após acordo com São Paulo

Acordo feito beneficia os dois times em relação à aproximação de torcedores e maior alcance de público