Com mais de 2,2 mil alunos classificados em Campo Grande, Obmep é caminho para o ensino superior
Alunos de escolas públicas e privadas participam da segunda etapa neste final de semana
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A segunda fase da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) é realizada neste sábado (6) e muitos alunos de Campo Grande estão na expectativa para a prova. Mais de 2,2 mil estudantes da Capital participarão da competição e poderão ganhar, além de medalhas, oportunidades em instituições de ensino.
Ao todo, serão 2.213 alunos participando da segunda fase da competição em Campo Grande, sendo 1.144 do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e 1.069 do Ensino Médio.
Segundo o coordenador da Obmep em Mato Grosso do Sul, Bruno Amaro, as provas podem ser uma forma de oportunizar bolsas em instituições de ensino superior. “Além de concorrer a medalhas, podem conseguir bolsas de estudo e vagas em várias universidades sem a necessidade de fazer vestibular”, afirma.
Ele explica que as bolsas podem ser pleiteadas a partir das medalhas de ouro, prata e bronze que os alunos recebem, assim como a menção honrosa. “Por exemplo, tem bolsa para quando o aluno for entrar na faculdade, tem bolsa para quando o aluno, às vezes, for entrar em um programa de Mestrado, tem a bolsa para o aluno do ensino fundamental e médio, que a gente chama de iniciação científica júnior. Então, a partir do momento em que ele ganha as medalhas, existem várias modalidades para eles conseguirem essas bolsas”, pontua Amaro.
Conexão com a matemática
As provas também são um caminho de aproximar os estudantes da matemática. Para o diretor da Escola Municipal Professora Oliva Enciso, Vilmar Benites Balbuena, os classificados passam a ser exemplos para toda a escola. “A expectativa é que o avanço de fase se torne um incentivo a mais para que os alunos se dediquem ao estudo da matemática, sobretudo se tornando exemplo aos demais”, afirma Balbuena. Localizada no bairro Tiradentes, região leste de Campo Grande, a escola conta com 26 estudantes classificados para a segunda fase.
Olimpíada Brasileira de Matemática
A partir do resultado da Obmep, alguns alunos podem participar da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática). Ao contrário da Obmep, em que alunos de escolas públicas competem apenas entre si, assim como alunos de escolas privadas, na OBM todos disputam juntos. “Essa prova da OBM é por convite, a partir da prova da segunda fase da Obmep, que podem ter alunos medalhistas ou bem classificados que não conseguiram medalhas”, explica o coordenador regional.
A premiação para os melhores classificados na OBM é ainda mais atrativa para os estudantes. “Ela também tem as premiações, só que elas vão além, porque a pessoa dependendo da pontuação dela pode representar o Brasil na Olimpíada Sul-Americana, na Olimpíada Internacional de Matemática, aí vai crescendo em escalas”, finaliza Amaro.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.