Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com mais de 2,2 mil alunos classificados em Campo Grande, Obmep é caminho para o ensino superior

Alunos de escolas públicas e privadas participam da segunda etapa neste final de semana
Arquivo -

A segunda fase da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) é realizada neste sábado (6) e muitos alunos de estão na expectativa para a prova. Mais de 2,2 mil estudantes da Capital participarão da competição e poderão ganhar, além de medalhas, oportunidades em instituições de ensino.

Ao todo, serão 2.213 alunos participando da segunda fase da competição em Campo Grande, sendo 1.144 do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e 1.069 do Ensino Médio.

Segundo o coordenador da Obmep em Mato Grosso do Sul, Bruno Amaro, as provas podem ser uma forma de oportunizar bolsas em instituições de ensino superior. “Além de concorrer a medalhas, podem conseguir bolsas de estudo e em várias universidades sem a necessidade de fazer vestibular”, afirma.

Ele explica que as bolsas podem ser pleiteadas a partir das medalhas de ouro, prata e bronze que os alunos recebem, assim como a menção honrosa. “Por exemplo, tem bolsa para quando o aluno for entrar na faculdade, tem bolsa para quando o aluno, às vezes, for entrar em um programa de Mestrado, tem a bolsa para o aluno do ensino fundamental e médio, que a gente chama de iniciação científica júnior. Então, a partir do momento em que ele ganha as medalhas, existem várias modalidades para eles conseguirem essas bolsas”, pontua Amaro.

Conexão com a matemática

As provas também são um caminho de aproximar os estudantes da matemática. Para o diretor da Professora Oliva Enciso, Vilmar Benites Balbuena, os classificados passam a ser exemplos para toda a . “A expectativa é que o avanço de fase se torne um incentivo a mais para que os alunos se dediquem ao estudo da matemática, sobretudo se tornando exemplo aos demais”, afirma Balbuena. Localizada no bairro Tiradentes, região leste de Campo Grande, a escola conta com 26 estudantes classificados para a segunda fase.

Escola Municipal tem mais de 20 alunos classificados para a segunda etapa da Olimpíada. Foto: Reprodução

 

Olimpíada Brasileira de Matemática

A partir do resultado da Obmep, alguns alunos podem participar da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática). Ao contrário da Obmep, em que alunos de escolas públicas competem apenas entre si, assim como alunos de escolas privadas, na OBM todos disputam juntos. “Essa prova da OBM é por convite, a partir da prova da segunda fase da Obmep, que podem ter alunos medalhistas ou bem classificados que não conseguiram medalhas”, explica o coordenador regional.

A premiação para os melhores classificados na OBM é ainda mais atrativa para os estudantes. “Ela também tem as premiações, só que elas vão além, porque a pessoa dependendo da pontuação dela pode representar o Brasil na Olimpíada Sul-Americana, na Olimpíada Internacional de Matemática, aí vai crescendo em escalas”, finaliza Amaro.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Últimas Notícias

Política

De mudança do PSDB, Riedel lembra conversas com Lula: ‘Nunca perguntou meu partido’

"Minha palavra é só de gratidão ao Governo Federal", disse governador durante assinatura de convênio

Cotidiano

Profissionais da educação protestam contra demissões em Sidrolândia

Manifestantes alegam que receberam aviso de demissões em massa na última semana, com término dos contratos previsto para quinta-feira (17)

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças