Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com mais de 20 mil presos, população carcerária de MS é maior do que em 54 cidades do Estado

Maioria das prisões ocorreram por crimes de tráfico de drogas e homicídios
Arquivo -

A população carcerária de Mato Grosso do Sul saiu de 15.596 presos em 2017 para 20.240 em 2021, números que equivalem a um crescimento de 29,7% e representam uma população maior do que registrada em 54 municípios do Estado, que possui um total de 79 cidades.

Conforme o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2010, Mato Grosso do Sul possui 54 municípios com menos de 20 mil habitantes, os outros 25 municípios possuem números superiores aos 20.240.

Conforme dados disponibilizados pela (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) a população carcerária do estado era de 15.596 detentos em 2017, 16.173 em 2018, 18.347 em 2019, 18.669 em 2020 e chagando aos 20.240 nos cinco primeiros meses de 2021.

Confira na tabela abaixo as cidades que possuem menos habitantes do que o número de presos no Estado:

Motivos das prisões

Se olharmos nos últimos cinco anos, o principal crime que levou a essas prisões foi o tráfico de drogas, sendo responsável por 39% da população carcerária em MS.

Logo depois o com 16%, seguido pelo homicídio com 13%, depois o furto com 10% e condenados pela com 4%. Abaixo é possível ver a distribuição completa dos presos por crime cometido.

Comparação com estimativa populacional 2020

Se compararmos com uma estimativa realizada pelo IBGE em 2020 – vale lembrar que a estimativa não é amparada em pesquisa de campo e não reflete números exatos – a população carcerária é superior aos habitantes de 50 municípios no Estado.

Cidades como possui uma população de 22.190, abaixo das 20.240 pessoas presas em Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

O que se sabe sobre arquivos divulgados pelos EUA sobre o assassinato de Martin Luther King

cavalo

É seu? Cavalinho solto chama a atenção de trabalhadores na Vila Olinda

UFGD distribui cadeiras adaptadas para pessoas com obesidade

Andressa Urach revela o que motivou sua saída da igreja evangélica: ‘Sou contra’

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Bebê

Laudo apontou que bebê morreu asfixiada enquanto era estuprada pelo pai em MS

assentamento incra

Assentamento em Guia Lopes da Laguna recebe área do Incra

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Em plena luz do dia, homem seminu atravessa ruas próximo a Praça do Imigrante

Homem foi flagrado apenas com uma blusa, com os órgãos genitais à mostra

Cotidiano

BR-163 tem 27 pontos de interdição nesta terça-feira em Mato Grosso do Sul

Rodovia tem nove trechos com desvio e 18 funcionando em esquema “Pare e Siga” no Estado

Política

‘Coragem de poucos’, diz Rodolfo Nogueira sobre voto de Fux ‘contra’ corte

Ministro votou contra as medidas cautelares impostas a Bolsonaro, indo contra os 'colegas de corte'

Política

‘Moraes vem agindo com abuso de poder’, avalia Caravina sobre voto contrário de Fux às medidas cautelares impostas a Bolsonaro

Deputado disse concordar com o posicionamento divergente no STF do ministro Luiz Fux