Com flexibilizações e fim de ano, restaurantes puxam contratações e MS cria 2,7 mil postos de trabalho
Ritmo de contratações desacelera em setembro, mas MS já criou 36,7 mil postos de trabalho em 2021
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O aumento das flexibilizações e a expectativa com o fim de ano fizeram o setor de restaurantes aumentar as contratações e puxar a criação de postos de trabalho em Mato Grosso do Sul no mês de setembro. Foram 2.776 novos empregos formais criados no mês passado, sendo 333 por esse tipo de estabelecimento.
O ritmo de contratações com carteira assinada desacelerou nos últimos meses, mas MS continua com saldo positivo em setembro e acumula a criação de 36.784 postos de trabalho em 2021, segundo dados divulgados na manhã desta terça-feira (26) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.
Conforme os dados, o mês de setembro apresentou saldo positivo de 2.776 empregos criados, ou seja, foram 23.785 contratações frente a 21.009 demissões. No acumulado dos 9 primeiros meses do ano, o total é de 36.784 novos postos de trabalho. Nesse período, foram 204.562 admissões e 167.778 desligamentos.
Dessa forma, MS segue com saldo positivo pelo 9º mês consecutivo. Porém, desde julho as contratações apresentam leve queda no ritmo. Naquele mês, o saldo foi de 3.656 empregos gerados. O número caiu para 2.807 em agosto e 2.776 em setembro. O último mês que o Estado teve mais demissões que contratações foi em dezembro, com fechamento de 2.866 postos de trabalho.
Raio-x por setor
O segmento de restaurante foi o que mais contratou em setembro. Foram 799 admissões contra 466 demissões, que resultam em saldo de 333 novos postos de trabalho.
O setor apresentou maior variação positiva em setembro: 2,4%. Ou seja, foram 2.216 trabalhadores admitidos em todo o Estado contra 1.574 demitidos.
O 2º segmento que mais criou postos de trabalho em números proporcionais foi o comércio, com alta de 0,63% em setembro. A maioria das contratações é do comércio varejista, puxado pelo segmento de vestuário e calçado.
Também apresentou alta o setor de serviços, que contratou 0,62% a mais em setembro. Já a agropecuária fechou o mês com estabilidade e registrou apenas a criação de 94 postos de trabalho.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
Barulho de motos, meio ambiente e 14 de Julho: o que esperar da Nova Lei do Silêncio de Campo Grande
Expectativa é que a Prefeitura de Campo Grande envie projeto sobre a Nova Lei no Silêncio no início de 2025
Cristian Ribera chega ao terceiro ouro na Copa do Mundo de Para Ski
Brasileiro brilhou na competição disputada na Finlândia
Pé na estrada: Festas de final de ano trazem aumento de demanda por revisões automotivas
Procedimento previne contratempos nas viagens de férias programadas para este período
Cônsul dos Estados Unidos diz que foi mais feliz este ano por ter visitado Campo Grande: ‘adorei muito’
Animado para vivenciar a diversidade cultural brasileira, ele esteve em MS no mês de outubro e ficou encantado ao conhecer Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.