A prefeitura de Bonito, cidade no oeste de Mato Grosso do Sul, flexibilizou as restrições contra a Covid-19 após a atualização do mapa do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia). Pelo programa estadual, o município está na bandeira vermelha, com alto risco de transmissão do novo coronavírus.
Foi decretado ponto facultativo na segunda-feira (28), já que 29 de junho é feriado de São Pedro Apóstolo, padroeiro da cidade. O toque de recolher voltou a vigorar das 21h às 5h.
Eventos continuam proibidos, exceto os esportivos ao ar livre, que necessitam de autorização com 15 dias de antecedência. Bares e restaurantes podem funcionar nas modalidades à la carte, delivery e pegue-e-leve, além de observar a ocupação de 50% da capacidade e as demais normas de biossegurança. Apresentações musicais ao vivo estão liberadas, mas limitadas a dois artistas.
O comércio em geral também deve limitar o atendimento a 50% do público e garantir o distanciamento de 1,5 metro, principalmente em filas. Hotéis e pousadas podem operar com 70% da capacidade, assim como atrativos turísticos.
Estabelecimentos na área de beleza e estética devem atender apenas um cliente por vez com agendamento, intercalando um e outro a cada 30 minutos. O uso de máscara de proteção é obrigatório mesmo em veículos.
A multa em caso de descumprimento do decreto é de R$ 10 mil, e no caso da divulgação de informações falsas, será de R$ 5 mil.