Cotidiano

Energia mais cara? Confira dicas que podem baratear a conta no fim do mês

A Aneel anunciou o aumento de 52% no valor da bandeira vermelha patamar 2

Gabriel Neves Publicado em 04/07/2021, às 10h36

Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa. - (Foto: Reprodução)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou na última terça-feira (29) que aumentará em 52% o valor da bandeira vermelha patamar 2 - taxa extra cobrada na conta de luz. Com isso, muitas pessoas terão que arcar com uma conta de energia acima do esperado.

O reajuste faz com que a taxa por 100 kWh passa de R$ 6,243 para R$ 9,49. De acordo com a Aneel, a medida foi tomada com o objetivo de reduzir o consumo de energia por conta da crise hídrica vivenciada no Brasil.

Com a nova e cara realidade, existem pequenos costumes que, se tomados, podem ajudar a diminuir o consumo de energia e consequentemente o valor pago pela eletricidade no final do mês. A Dseop (educação financeira) criou uma lista com dicas para essa redução no consumo.

Confira as dicas abaixo:

  • Instale lâmpadas econômicas (fluorescentes ou LED): Elas iluminam o dobro das lâmpadas clássicas (incandescentes) e usam menos energia, além de não ser necessário trocá-las com tanta frequência;
  • Descongele seu refrigerador regularmente e não fique abrindo-o toda hora: Essas medidas são importantes para que não consuma mais luz do que o necessário, já que é um dos aparelhos que mais a utiliza;
  • Tenha cuidado com as temperaturas do seu ar-condicionado: No inverno não deve ir abaixo de 19°C e no verão não deve subir acima de 24°C. Aparelhos de ar-condicionado são aqueles que podem consumir mais luz sem você perceber;
  • Conecte seus dispositivos de áudio e vídeo somente quando for usá-los: Não os deixe conectados à corrente elétrica, mesmo que estejam desligados, porque continuam a usar a luz;
  • Tente aproveitar melhor a luz natural dos seus quartos: Durante o dia, pode não ser necessário acender as luzes se você tiver grandes janelas em sua casa.
  • Limpe seus spots e lâmpadas regularmente: A poeira acumulada em sua superfície também pode fazer com que a luz emitida seja mais fraca, afetando a iluminação de sua casa.
  • Desconectar todos os aparelhos que você não está usando: Isso porque até 11% da energia elétrica é consumida por eles mesmo se eles estiverem em Stand by (desligados, mas na tomada).
Jornal Midiamax