Com emergência hídrica histórica, MS e outros quatro estados podem sofrer apagão
Alerta foi emitido para que estados adotem medidas preventivas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com baixos índices de chuva em 2021, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná podem passar por quedas de energia neste ano. O SNM (Sistema Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de emergência hídrica para os estados.
O alerta foi publicado nesta quinta-feira (27) e destaca a “escassez de precipitação para a região hidrográfica da Bacia do Paraná”, que abrange MS e os estados citados. De acordo com estudos do SNM, as previsões são de que indicam que a partir de maio até final de setembro esta região entre no período com menor volume de chuvas. Ou seja, a estação de seca do ano.
O SNM é coordenado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Censipam (Centro Gestor
e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia). Então, o Sistema, junto com o Setor Elétrico Brasileiro, destaca que de junho a agosto deste ano a tendência é de que haja pouco volume de chuva na bacia do Rio Paraná. O alerta destaca ainda que “essa previsão é consistente com a de outros centros internacionais de previsão climática”.
A partir de fevereiro de 2021 foi registrado déficit de chuvas na região. Assim, o acumulado parcial é de 27 milímetros para a bacia, ou seja, abaixo do acumulado regular é de 98 milímetros. “A situação atual de déficit de precipitação é severa”, destaca o alerta.
Em gráficos anexados no alerta é possível ver os índices de precipitação no território brasileiro. Em MS, a situação é severamente seca para extremamente seca. Sendo que no acumulado de seis meses, quando maior parte do tempo é considerado neste ano, grande parte do Estado está extremamente seca.
A falta de chuva afeta diretamente o abastecimento de energia no Estado, que é feito por usinas hidrelétricas. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou ao Poder360 que o país vive a pior crise hídrica desde 1931.
“É primeira vez que o SNM emite um Alerta de Emergência Hídrica, o que reforça a importância das previsões meteorológicas na antecipação e na redução de riscos para a população”, destacou o Sistema. Com o aviso, estados podem se preparar para possível crise de energia.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.