A pedido do prefeito , o deputado estadual Marcio Fernandes garantiu a emenda parlamentar para a compra de uma Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel) ao município de Dourados.

A verba será no valor de R$ 150 mil e deve contemplar toda a população da cidade. A proposta de implantação do castramóvel também já havia sido formalizada em requerimento apresentado pelo vereador Maurício Lemes (PSB) durante o ano passado.

“Eu recebi um ofício do prefeito de Dourados, Alan Guedes, nos solicitando uma emenda parlamentar para a compra de um castramóvel. Eu tenho implantado esse programa de castração de cães e gatos gratuitamente em várias cidades do Estado. Como médico veterinário, entendo a importância de ter no município um programa como este”, destacou Marcio Fernandes.

Sem o devido controle sanitário, o animal abandonado na rua pode contrair e transmitir doenças para outros, além das mais de mil zoonoses que podem ser transmitidas para humanos. 

Para o vereador Mauricio, a vinda do castrámovel para Dourados contribuirá principalmente para o controle reprodutivo dos animais domésticos, muitos inclusive abandonados nas ruas da cidade.

“Esta unidade de castração poderá ser utilizada pela população gratuitamente em diversos bairros, sem a necessidade que os tutores destes animais procurem auxilio no CCZ, tendo em vista que o município ainda não conta com um centro de castração público”, afirmou. 

O prefeito Alan Guedes ressaltou que o cuidado com a causa animal é algo bastante importante em sua família. A esposa do prefeito, Kely Guedes, é defensora e atua há anos na causa em Dourados.

“A Kely sempre teve consigo o amor e carinho pela causa. Ela já participou de diversos resgates e está sempre intermediando adoções. Enquanto vereador solicitei o castramóvel para o deputado Marcio Fernandes e ele não esqueceu de Dourados”, disse o prefeito, que na época em que esteve no legislativo, também fez indicações para o projeto fosse implantando na cidade.