Mato Grosso do Sul registrou duas mortes e 46 casos de covid-19 nesta segunda-feira (27). O Estado ainda conta com 37 pacientes internados devido à doença, dos quais 20 em leitos clínicos e 17 em UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo).

Os dados foram divulgados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) em seu boletim epidemiológico. As duas mortes são mulheres de 42 anos residentes em Corumbá, uma tinha e hipertensão e a outra obesidade.

Dos novos casos confirmados, Campo Grande lidera com 36 ocorrências, seguido por Corumbá (9) e Ponta Porã (2). Já em relação aos pacientes internados, são 37 neste momento, com 17 em leitos de UTI. Ainda consta 519 pessoas em isolamento domiciliar.

Já a ocupação de leitos UTI/SUS nas macrorregiões do Estado mostra 64% ocupados em Dourados, 53% em Corumbá, 47% para Campo Grande e 34% em Três Lagoas.

Mês com números mais baixos

De acordo com a SES, a expectativa é que dezembro seja o mês com menor número de ocorrências no ano, tendo mais casos apenas que março e abril do ano passado. Neste mês foram registrados 23 óbitos, em novembro foram 31 mortes e outubro 52.

Em relação aos casos, já foram confirmados 1.052 casos da doença no Estado, tendo uma média 38 (casos) por dia. Os casos e óbitos no Estado começaram a cair a partir de julho, quando a imunização se ampliou em diferentes grupos da população.

Até o momento 81% da população adulta do Estado tomou ao menos a primeira dose, sendo 72% tendo feita a vacinação completa (dose única ou segunda dose). Ao todo são 4,6 milhões de doses aplicadas.

O boletim mostra que 9.772 pessoas já morreram de covid-19 no Estado desde o começo da pandemia e 369.576 se recuperaram da doença.