Nesta quarta-feira (20), foi realizada na Câmara Municipal uma audiência pública para debater a chegada de uma extensão da universidade naquela região. Os vereadores indicaram sete cursos, incluindo Logística em Transportes, Tecnologia em Gestão Comercial, Direito, Matemática, Administração e Tecnólogo em Logística, Agronomia, Técnico em Agropecuária.

O assunto foi apresentado, uma vez que o município conta hoje com 1.635 alunos somente na rede pública, além das escolas particulares, que se formam no ensino médio e precisam estudar em outras cidades, ou gastar com faculdades particulares EAD para terem acesso a cursos superiores.

Na audiência, que contou com a presença de membros da universidade, ficou definido que no primeiro semestre de 2022 a Uems passará a oferecer o curso de logística à distância. Até lá, será criada uma comissão constituída por autoridades, professores e representantes da sociedade, para elencar o contexto socioeconômico que vai nortear a demanda dos cursos.

A comissão tem o prazo de 90 dias para entregar um relatório. Se tudo for realizado dentro do prazo previsto, incluindo os trâmites burocráticos, a reitoria pode começar a iniciar a instalação da extensão em abril do ano que vem, para as aulas presenciais. A expectativa é de que as aulas comecem no segundo semestre de 2022, no mais tardar no primeiro semestre de 2023. Os deputados estaduais (PSDB) e () devem auxiliar com a estrutura para realização das aulas.