Os casos de coronavírus têm aumentado a cada dia e o Estado atingiu o recorde na média móvel de infectados por cinco dias seguidos. Em , o avanço da doença preocupa e o município regrediu na classificação do mapa de risco. Com o aumento de casos suspeitos, Campo Grande têm realizado mais de 500 testes de covid por dia. Os testes RT-PCR são prioridade, já que são considerados ‘padrão ouro' para identificar a doença. 

Informações da (Secretaria Municipal de Saúde) apontam que em 25 dias de maio, dado levantado até a terça-feira (25), foram feitos 14.311 exames de covid. O número representa, em média, 572 testes por dia na Capital. 

A Prefeitura de Campo Grande frisou que tem priorizado, por questão de fidelidade no diagnóstico, a realização de exames de RT-PCR, considerado padrão ouro na detecção do vírus. “Somente no ano de 2021 foram realizados 96.292 exames até o dia 25 de maio, no período da manhã, sendo o mês de março o recordista em registros, tendo sido feitas 20.778 coletas, um número 50% maior que o mês anterior”, informou em nota.

O infectologista Rodrigo Nascimento explica que a testagem é muito importante para evitar a transmissão do coronavírus. Ele ressalta que os casos de coronavírus podem apresentar sintomas diferentes dependendo da pessoa. Ou seja, algumas pessoas evoluem para a forma grave da doença, enquanto outras sequer apresentam qualquer sintoma. 

Onde fazer o teste? 

Fazer o teste para o coronavírus o quanto antes é muito importante e os exames considerados ‘padrão ouro' são encontrados em 24 unidades de saúde do município: USF Cristo Redentor; UBS Universitário; USF Mata do Jacinto; USF Estrela Dalva; USF Jardim Noroeste; USF Zé Pereira; USF Jardim Azaléia; USF Los Angeles; USF Botafogo; Clínica da Família Iracy Coelho; Clínica da Família Portal Caiobá; USF Vila Fernanda; USF Batistão; UBS 26 de Agosto; USF Tiradentes; UBS Dona Neta; USF Moreninha; USF Vila Nasser; USF Oliveira; USF Nova Bahia; USF São Francisco; USF Aero Itália; USF Albino Coimbra; USF Parque do Sol.