Cotidiano

Com autorização dos pais, 2 mil alunos serão vacinados contra covid em escola de Campo Grande

Dia D marca encerramento da campanha de conscientização que acontece em toda a rede estadual

Mylena Rocha e Gabriel Neves Publicado em 07/12/2021, às 10h09

Alunos precisam da autorização dos pais para vacinação em escola.
Alunos precisam da autorização dos pais para vacinação em escola. - Marcos Ermínio/Midiamax

O Dia D da campanha de vacinação contra covid para estudantes acontece nesta terça-feira (7) e deve ampliar a cobertura vacinal entre os adolescentes em Mato Grosso do Sul. Só na escola estadual Joaquim Murtinho, são cerca de 2 mil alunos confirmados na campanha. Com a autorização dos pais, os jovens serão vacinados com a 1ª ou 2ª dose do imunizante. 

O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, explicou que são cerca de 2 mil alunos confirmados no Dia D. Ele explica que os alunos precisam chegar com a autorização dos pais, para que possam ser imunizados. Para os alunos que estudam em outras escolas, também é preciso autorização para o transporte, que irá levá-los até a Joaquim Murtinho. 

Além da E.E. Joaquim Murtinho, há mais duas unidades da Rede Estadual que participam como pontos de imunização em Campo Grande, sendo uma no bairro Moreninhas e outra no Nova Lima. O coordenador estadual de gestão escolar da SED (Secretaria de Estado de Saúde), Adalberto Nascimento, reforça que o Dia D encerra a campanha que tem o lema ‘Estudante inteligente confia na ciência’, que começou no dia 29. A campanha contou com palestras e atividades escolares com o objetivo de conscientizar sobre a importância da vacina. 

[Colocar ALT]
Estudantes aproveitam oportunidade para colocar vacinação em dia. (Foto: Marcos Ermínio)

A aluna Karen Luísa, de 17 anos, é um exemplo de quem aproveitou a campanha para garantir a imunização. Ela conta que já estava na hora de tomar a 2ª dose da vacina, mas que ainda não tinha tido tempo de ir até o posto de saúde. 

“É muito importante ter uma ação como esta na escola. Se dependesse de mim, do meu tempo disponível, acho que nem iria tomar. Mas, como tem a vacina na escola, aproveitei para colocar em dia”, relata. 

Na escola Joaquim Murtinho, a campanha segue das 8 horas até as 20 horas e não aplica doses somente nos alunos. Os adultos, como pais, professores ou pessoas que estejam passando pela região, podem aproveitar para colocar a imunização em dia. 

Vacinação acontece em escolas de todo o Estado. (Foto: Marcos Ermínio)

Dia D tem 82 pontos de vacinação em escolas

Com locais de vacinação em todos os municípios do Estado, a campanha conta com 82 pontos situados em escolas da Rede Estadual. Campo Grande e Ponta Porã contam com três e dois locais, respectivamente. Os demais municípios do Estado terão um ponto focal em cada cidade.

A iniciativa representa uma estratégia de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, na promoção da busca ativa destes alunos. “Nós sabemos que as aulas já estão caminhando para o encerramento do ano letivo, por isso, adotamos esta iniciativa para fazer essa busca ativa tanto nas redes públicas quanto nas redes privadas de ensino. Com a aproximação das festas de final ano, sabemos que muitos pais pretendem viajar para outros municípios, dentro ou fora do Estado, e assim queremos garantir que estes adolescentes estejam protegidos e imunizados contra a Covid-19”, destacou o secretário Geraldo Resende.

Jornal Midiamax